terça-feira, 28 de maio de 2013

"Como Deus usou as aves..."



Base Bíblica
Êxodo 16. 12 e 13; I Reis 17. 1-6; Mateus 6. 25-34

Objetivo:
ensinar que Deus usou até as aves para mostrar o Seu cuidado por nós.

( Mostre as figuras de várias espécies de pássaros) Vejam estes pássaros! Uns são bem coloridos; outros são grandes, alguns pequenos. (Mostre a figura do corvo).
Que vocês acham deste pássaro? Ele não é tão bonito como os outros pássaros. Sabem o que ele gosta de comer? Ele come carne estragada de animais que morrem. Certa vez, Deus usou este pássaro para ajudar alguém. Quem será?

I – DEUS USOU AS AVES PARA LEVAR COMIDA PARA ELIAS
Você já teve medo? Você já se sentiu sozinho? Há muito tempo atrás, Deus mandava mensagens ao povo através de profetas. Um deles era Elias, que viveu boa parte de sua vida sendo perseguido por obedecer a Deus.
Parece-nos que Deus usa maneiras estranhas para ensinar, cuidar e ajudar Seus servos. Ora uma ovelhinha malhada, ora uma jumenta, e por que não os corvos?Não importa qual o método de Deus, o que importa é que Ele está no controle de todas as coisas. A natureza está à disposição dEle para usar como bem entender. Deus é soberano.

Elias estava num lugar sozinho, com medo de Jezabel e de Acabe, Acabe e Jezabel fizeram tantas coisas erradas que deixaram Deus muito triste.. O rei e a rainha de seu país eram maus. O Rei Acabe adorava deuses falsos. Sua mulher, a rainha Jezabel, encheu o país de estátuas e altares e esses deuses, e, principalmente, a um deus horrível, que se chamava Baal.
O profeta Elias teve medo, mas Deus cuidou dele, e disse: “Elias, vá embora para o oriente e se esconda junto ao ribeiro de Querite.Beberás do ribeiro e eu ordenei aos corvos que te levem comida”. Quem poderia imaginar?! Os corvos trazendo alimento para Elias. Eles são pássaros parecidos com o urubu, aqueles que comem animais mortos. Certamente Deus permitiu que os corvos levassem para Elias uma carne bem gostosa, porque Elias não passou fome.
Todos os dias, pela manhã e ao anoitecer, os corvos lhe levavam pão e carne. Deus usou os corvos para cuidar do profeta.

(Mostre codornas) Ave pequena, sarapintada, semelhante à perdiz; as codornas migravam da África do Norte através do Egito, do Sinai e da Palestina. Deus providenciou codornas junto com o maná como alimento para sustentar os israelitas nas peregrinações pelo deserto.

II- DEUS USOU AS AVES PARA ALIMENTAR O SEU POVO
O povo de Israel estava viajando pelo deserto para chegar a terra de Canaã. então eles ficaram com fome e não tinha pão e nem carne. O povo começou a reclamar e Moisés que era o lider daquele povo ficou preocupado.
Então Deus enviou alimento para o seu povo no deserto...
Deus disse a Moisés:
_Vou mandar carne pela tarde e pela manhã eu mandarei pão.
E na manhã do dia seguinte Deus enviou dos céus umas sementinhas pequeninas, brancas e muito saborosas( e o nome das sementinhas era maná), O chão estava coberto delas, e o povo pegou para prepararem a sua refeição.
E ao cair da tarde o povo olhou para o céu e viu muitas aves voando em sua direção(codornizes).O povo pegou as aves e as cozinhou para o jantar.
Daquele dia em diante, não faltou mais alimento para o povo de Deus, enquanto viajavam pelo deserto.

III- JESUS USOU AS AVES PARA NOS ENSINAR QUE ELE CUIDA DE NÓS

Ceta vez, quando Jesus estava pregando para uma grande multidão, usou os passarinhos como exemplo de que Deus cuida de Sua criação. Ele disse:
“Vejam os passarinhos que voam pelo céu:
 eles não semeiam,
 não colhem, 
nem guardam comida em depósitos.
 No entanto,
 o Pai de vocês,
 que está nos céu,
 dá de comer a eles”
 Mateus 6.26

Depois disso, Jesus ensinou também que se Deus cuida tão bem dos passarinhos, cuida melhor ainda do Seu povo.

Conclusão:
Vamos agradecer a Deus porque criou tudo com um propósito e porque usou e usa as aves para o nosso bem

Recursos e atividades:

http://hopekids-esperanca.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário