quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

* "Disciplina Durante a Aula"

        
          Há dois tipos de disciplina, a física e a ética.
          Física que vem como parte de correção, que vem por parte dos pais.
          Ética que vem como parte de ensinamento através do educador.
          Disciplina em aula é quando eu e você sabemos exercer com autoridade e ter controle sobre a classe.
          A disciplina vem em primeiro lugar de um compromisso ético.
          Não se pode disciplinar se não se tem disciplina.
          É fundamental saber que a nossa autoridade depende da nossa intimidade com o Senhor e com as crianças.

          "Autoridade Disciplinar"

           1- Deus exige disciplina.
           2- O tempo exige disciplina.
           3- A criança exige disciplina.

          O professor deve ser um modelo para as crianças.

          A- Problemas
             - Desatenção
             - Atraso
             - Falta de respeito aos mais velhos
             - Mau comportamento

          B- Causas Básicas do Mau Comportamento
             - Espaço Físico
             - Problemas Sociais
             - Influência do Lar
             - Ensino inadequado
             - Problemas psicológicos
             - Influência satânica

          C- A Responsabilidade do Professor
              - Ore pela disciplina e por você
             - Ame as crianças
             - Conheça cada aluno pelo nome
             - Esteja bem preparado para a sua aula
             - Seja positivo
             - Mantenha atividades variadas
             - Vigie as crianças
             - Conheça cada criança e seus problemas
             - Apresente o ensino de forma interessante
             - Seja justo, compreensivo e firme.
             - Cumpra suas promessas
             - Examine-se pós cada aula

          D- Medidas Preventivas
             - Mantenha as criança ocupadas
             - Dê oportunidade para desperdiçarem energia
             - Evite más condições atmosféricas na classe
             - Proporcione lugares confortáveis
             - Evite ruídos desnecessários
             - Estabeleça um método para que a criança tenha a palavra
             - Seja pontual ao começar a aula

          E- Medidas Corretivas       
            - Remova o objeto que esteja causando desordem
            - Peça silêncio com os dedos sobre os lábios
            - Pare de falar durante um minuto
            - Olhe firmemente para a criança desatenta
            - Detenha temporariamente  o seu prêmio
            - Dê oportunidade para a criança desatenta lhe ajudar
            - Converse com elas fora da classe
            - Expulse a criança da classe quando necessário, aconselhando-a antes
            - Não ameace desnecessariamente ou injustamente.

          F- Algumas Coisas a Evitar    
            - Não castigue fisicamente
            - Não ralhe por desatenção. Examine-se.
            - Não envergonhe uma criança diante das outras
            - Não corrija a criança se estiver zangada. Acalme-se.
            - Não premie a criança que apenas quer chamar a atenção. Dê responsabilidades àquelas que realmente merecem e podem cumpri-las.

          G- Crianças em Idade Pré-Escolar
               Quando tiver crianças em idade pré-escolar com mais velhas, oriente as mais velhas sobre o caso e peça que sejam pacientes

          H- Crianças Filhas da Casa Hospedeira
               Os filhos da Casa Hospedeira podem colaborar com responsabilidades e também no bom comportamento.



           Disciplina= Tem o sentido principal de instruir ou educar.
                                Em segundo plano corrigir ou castigar.

Eny Borges
Apec 1999

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário