quinta-feira, 30 de julho de 2015

* "Abraão manda buscar uma esposa para seu filho Isaque"


Abraão quis achar uma esposa para seu filho Isaque, mas não das tribos cananéias onde eles moravam. Porque aquelas mulheres cultuavam a ídolos, e Abraão como era amigo de Deus, não poderia aceitar estas práticas em sua família, por isso seu cuidado em escolher uma esposa para seu filho.

Abraão decidiu enviar um servo para terra onde moravam seus parentes, para escolher uma mulher para Isaque. Abraão pediu a Eliézer, que era o seu servo mais digno de confiança e responsável por toda a sua casa, para voltar a Harã e procurar uma mulher da sua parentela para ser a esposa de Isaque.

Eliézer levou dez camelos, alguns servos e muitos presentes para a distante cidade na Mesopotâmia, onde morava Naor, o irmão de Abraão, e sua família.

Viajaram durante muitos dias, finalmente chegando perto da cidade. Lá pararam junto a um poço de água para descansar.

O servo de Abraão orou a Deus, pedindo queu Ele lhe mostrasse a moça certa para seu mestre Isaque, indicando-lhe a escolhida, que lhe daria uma determinada resposta, quando ele lhe pedisse água. E esta resposta seria:

- Beba e darei água também aos seus camelos.

Antes mesmo que ele tivesse terminado a súplica a Deus, uma moça muito bonita chegou ao poço. Quando ela acabou de encher seu cântaro, Eliézer pediu-lhe um pouco de água para beber. Embora fosse ele um estrangeiro, a garota bondosamente lhe deu um pouco de água, tirando também para os camelos.

Quando os camelos acabaram de beber, o servo tomou um pendente de ouro e duas pulseiras, dando estes valorosos presentes à moça. E lhe perguntou:

- Diga-me, de quem você é filha?

A moça chamada Rebeca, respondeu:

- Sou filha de Betuel e neta de Naor (o irmão de Abraão).

Ouvindo esta resposta, o servo baixou a cabeça e adorou a Deus, sabendo que sua oração tinha sido respondida. E perguntou ainda:

- Haverá na casa de seu pai lugar para todos nós?

Então Rebeca correu para casa, contando tudo o que tinha se passado no poço e mostrando à família os belos presentes que tinha recebido.

Quando seu irmão, Labão ouviu tudo isso e viu os caros presentes, ele correu no poço para falar com os estrangeiros e convida-los para sua casa. Alimentou os camelos, providenciou água para lavar os pés dos visitantes e deu-lhes comida.

Mas Eliézer disse:

- Antes que eu coma, devo explicar-lhes por que estou aqui.

Ele disse que era servo de Abraão e contou-lhes, que Deus tinha abençoado muito ao seu senhor tornado-o muito rico. Contou-lhes sobre sua oração e de como Deus havia respondido, concluindo:

- Meu mestre me enviou para cá, para achar entre vocês – os parentes deles – uma esposa para Isaque.

O pai e o irmão de Rebeca aceitaram a proposta do servo, vendo que Deus tinha planejado tudo, para que Rebeca fosse a mulher de seu parente desconhecido, Isaque. Rebeca concordou e expressou a vontade de ir com o servo de Abraão.

Depois de vários dias de viagem, eles se aproximaram do lar de Abraão e Isaque. Ao cair da tarde, Isaque estava no campo meditando. Quando viu a caravana chegando, ele correu para encontrá-la.

Rebeca o viu chegando, desceu do camelo e perguntou a Eliézer:

- Quem é aquele homem?

O servo respondeu:

- É o meu senhor.

Então, como era costume daquela época, ela cobriu seu rosto com o véu e esperou a chegada de Isaque.

O servo contou a Isaque todas as coisas que havia feito e Isaque levou Rebeca até a tenda que era de sua Mãe e casou-se com ela.


(Gênesis 24)

de
http://www.jesusnosama.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário