quarta-feira, 19 de agosto de 2015

"A Grande Prova"


 OBJETIVO:
 Levar a criança a tomar uma decisão por Cristo.

VERSO PARA MEMORIZAR:
 “Quem é do Senhor,
 venha a mim” 
Êxodo 32:26.
RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a Atenção: Opção B: palitos de fósforo, bandeja, recipiente com água;
 Lição: sugestões abaixo; 
Revisando: figura de montanha, figura de Elias, vela que solta faíscas, fósforo; 
Contando aos Outros:cópia da história em quadrinhos ou da atividade para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Abaixo há várias opções de visuais. Escolher a que melhor se adaptar à realidade da sala.
Opção 1  Fazer uma maquete e colocá-la sobre algo um pouco mais elevado, para mostrar que era um monte. Pode-se inspirar nas figuras abaixo, tanto para fazer os personagens como o cenário. 
Neste cenário, os profetas de Baal estão presos a uma luva cirúrgica. Movimentar os dedos para imitar a adoração deles.


Para imitar a água sobre o altar restaurado por Elias, jogar pedacinhos de papel celofane incolor sobre ele. Para imitar o fogo, jogar papel celofane vermelho e amarelo picado.



 Fonte: blogtiale.blogspot.com.br/2011/05/fogo-do-ceu-elias.html
  
Nesta outra maquete, usa-se uma caixa de areia. O ídolo pode ser feito de argila ou massa de modelar. Colocar a vela que produz faíscas sobre o altar do Senhor, quando Elias orar.


Outras opções de maquete (fonte: http://blogdaebi.blogspot.com.br/search?q=elias)




Sugestão de altar: 




Opção 2  Fazer um cenário em tamanho real e usar as crianças para contar a história.

Revisando: 
Desenhar a silhueta de uma montanha, na lousa ou em um cartaz. Fixar uma vela estrelinha com fita adesiva no topo da montanha. Segurar a figura de Elias do lado da montanha, embaixo.



Contando aos Outros:
Opção A: Fazer uma cópia da história em quadrinhos para cada criança. Recortar os quadrinhos, deixando uma margem na lateral esquerda.


Opção B: Para cada criança, fazer uma cópia da atividade abaixo em cartolina.



CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Escolher entre as opções abaixo:]
Opção A: [Preparar várias tarefas para as crianças. Podem ser mandadas a um canto da sala, descalçar e calçar os sapatos, sentar aqui e ali, e assim por diante. Planejar um bom número de atividades. Antes de as crianças terminarem uma tarefa, um ajudante deve mandar que façam outra. A coisa deve ser feita de tal modo que haja muita correria para lá e para cá e a confusão seja total. Depois de um tempo, mandar as crianças se aquietarem. Depois comentar como é complicado obedecer a duas pessoas. Dizer:] Na lição de hoje as pessoas terão de escolher a quem vão obedecer.
Adaptado de “96 Atividades Para Ensinar a Criança a Praticar a Bíblia”, livro 2, pág. 47.
Opção B: [Colocar alguns palitos de fósforo sobre uma bandeja e jogar água sobre eles, para que fiquem molhados. Depois, riscar um fósforo e tentar colocar fogo neles. Depois de algumas tentativas, dizer:] Realmente a madeira encharcada de água não pega fogo de jeito nenhum. Agora prestem atenção à história de hoje e vocês  que algo muito estranho aconteceu com uma lenha molhada.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
 [Adaptar a história ao tipo de cenário escolhido para contá-la. Relembrar rapidamente a história da semana anterior. Dizer:] Elias passou três anos e meio orando para que os israelitas parassem de adorar ídolos e voltassem para Deus. Enquanto isso, nenhuma chuva caiu sobre Israel. Os rios se secaram. As plantações murcharam. Os animais morreram de fome e sede.  Era uma calamidade!
O rei Acabe sabia que se Elias orasse a Deus e pedisse chuva aquela seca acabaria, por isso ele procurava Elias por toda parte. Então Deus mandou que Elias se apresentasse a Acabe. Quando o rei o encontrou, disse a Elias: “É você o perturbador de Israel?” Elias respondeu com muita coragem [Fazer uma voz corajosa]: “Eu não sou o perturbador de Israel, mas você e sua família. Você desobedeceu aos mandamentos de Deus e seguiu a Baal. Agora, vá e ajunte todo o povo e os profetas de Baal no Monte Carmelo.”
E rei Acabe, que foi tão arrogante com o profeta, obedeceu rapidinho. Parece até que Elias era o rei e não Acabe. Ele enviou mensageiros por todo o reino ordenando ao povo que fosse ao Monte Carmelo para um encontro entre Elias e os profetas de Baal.  De toda parte de Israel o povo se dirigiu para o lugar combinado. Durante a viagem iam conversando sobre o que ia acontecer lá. Será que Baal mandaria chuva? Será que haveria uma discussão entre Elias e os profetas de Baal? E se Acabe mandasse matar Elias?
O Monte Carmelo era um lugar bem alto. Elias o escolhera para que os israelitas que não estivessem ali, pudessem ver o poder de Deus. Por todo o Monte Carmelo estavam os altares de Baal. Num dos lugares mais altos estava o altar de Deus, destruído. Na manhã seguinte, milhares de israelitas estavam esperando no alto da montanha. Os profetas de Baal chegaram marchando e vestindo roupas bem chamativas. Eles queriam impressionar os Israelitas. O rei Acabe chegou em sua carruagem, com sua roupa real, cercado de soldados. Quando o rei e os profetas de Baal chegaram, o povo bateu palmas e deu vivas.
Quando Elias chegou, com sua roupa simples, ninguém o cumprimentou. Mas, mesmo sabendo que não era bem-vindo, e que enfrentaria um rei muito malvado, centenas de profetas falsos e milhares de israelitas, Elias subiu corajosamente a montanha. Aos olhos de todos, Elias estava sozinho e em desvantagem. É que eles não viam que ao redor e acima dele estava um exército de anjos de Deus.
Quando chegou lá em cima, Elias disse ao povo, com uma voz tão forte que parecia uma trombeta [fazer uma voz forte]: “Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o SENHOR é Deus, adorem o SENHOR; mas, se Baal é Deus, adorem Baal!” Mas o povo não respondeu nada. Então Elias disse:  “De todos os profetas de Deus, o SENHOR, eu fui o único que sobrou, mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta.  Agora tragam dois bezerros. Que os profetas de Baal matem um deles, cortem em pedaços e ponham em cima da lenha, mas não ponham fogo! Eu farei a mesma coisa com o outro bezerro.  E aí os profetas de Baal vão orar ao seu deus, e eu orarei ao SENHOR. O deus que responder mandando fogo, este é que é Deus.” E o povo concordou com o plano de Elias.
Os falsos profetas tremeram quando ouviram Elias falar. Mas, como o povo havia concordado, eles prepararam o altar, puseram a madeira e o animal. Então começaram  a gritar pedindo que Baal mandasse fogo sobre o altar [imitar uma oração gritada]: “Ó Baal, manda fogo sobre este altar!”. Mas nada aconteceu. Eles puxavam os cabelos, pulavam, gritavam, dançavam e até cortavam o corpo com facas, para que Baal tivesse pena e os ouvisse. [Gesticular, imitando os gestos citados.] Mas o fogo não chegava. A manhã inteira passou e nada de fogo. Bem que, se eles pudessem, colocariam fogo no altar. Mas Elias estava de olho neles o tempo todo e eles não conseguiram enganar o povo. E tiveram que continuar com aquela gritaria a manhã toda. Ao meio-dia Elias começou a zombar dos sacerdotes. Ele dizia [fazer voz de zombaria]: “Gritem mais alto! Talvez Baal esteja dormindo ou tenha viajado!” Isso fazia os sacerdotes ferverem de raiva, mas eles não podiam fazer nada. Eles continuaram com aquilo até não agüentarem mais. Eles ficaram suados, sujos de sangue, com as pernas doendo e as roupas rasgadas. Os israelitas ficaram cansados de ver os sacerdotes pagando aquele mico. Já de tardinha, quando eles já estavam falando assim [fazer voz bem cansada, ofegante]: “Ó, Ba-al, man-da fo-go so-bre o al-tar.” Elias chamou o povo para perto dele. Em seguida, ele reconstruiu o altar de Deus, usando doze pedras (uma para cada tribo de Israel). Ele estava bem tranqüilo. Depois que o altar ficou pronto, ele cavou uma vala ao redor dele. Então, colocou a lenha sobre o altar e os pedaços do bezerro sobre ela. Em seguida, pediu que jogassem quatro cântaros, (os baldes daquela época) sobre tudo aquilo. [Fingir que está derramando quatro baldes de água sobre o sacrifício (contar com as crianças, um por um).] Depois, mandou jogar quatro cântaros mais duas vezes. [Novamente, contar com as crianças enquanto finge que está jogando quatro e depois mais quatro baldes de água sobre o altar.] O sacrifício e o altar ficaram ensopados e a água encheu a valeta ao redor.  Ajoelhando-se diante de Deus, o profeta levantou as mãos para o céu e disse uma oração bem simples, mas muito bonita [falar com voz solene]: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó! Prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que fiz tudo isto de acordo com a tua ordem.  Responde-me, ó SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, o SENHOR, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti!”
Assim que Elias terminou de orar, fogo desceu do Céu e queimou a oferta! [Acender a vela que solta faísca e colocar perto do altar do Senhor.] Queimou a madeira, as pedras e até o pó! E secou a água da valeta! [Tirar o altar e colocar um pouco de cinza ou pó no lugar.] O fogo era tão brilhante que toda a montanha parecia estar pegando fogo. O povo que estava lá embaixo viu o que estava acontecendo no Monte Carmelo e o povo que estava sobre a montanha viu o poder de Deus através do fogo e se jogaram de rosto no chão gritando [fazer voz amedrontada]: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!” Finalmente o povo se arrependeu. Eles viram a bobagem que estavam fazendo adorando uma estátua sem vida. Depois disso, os profetas de Baal foram mortos e, atendendo a oração de Elias, Deus mandou muita chuva. Assim, o povo entendeu que realmente, só Ele merece ser adorado.
 
MEMORIZANDO:
 [Dizer:] O que vocês acham de um amigo que tem vergonha de você ou que fica indeciso se quer sua amizade ou não? É bom tem um amigo assim? Claro que não. Como vocês acham que Deus se sente quando nós O deixamos porque outros zombam de nós ou quando não tomamos uma decisão bem firme ao lado dEle. Ele quer que tenhamos coragem de mostrar que somos dEle. E quer que sejamos decididos. É isso que a Bíblia diz.[Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo fazendo os gestos como estão descritos na lição:]
Verso da lição:
Quem é do Senhor - [mostrar as pessoas e apontar para o céu]
Venha a mim - [colocar a mão direita sobre o peito]
Êxodo 32:26 - [desabrochar uma flor e formar um livro]
REVISANDO:
[Desenhar a silhueta de uma montanha, na lousa ou em um cartaz. Fixar uma vela estrelinha com fita adesiva no topo da montanha. Colocar a figura de Elias do lado da montanha, embaixo. As crianças devem ajudar Elias a subir a montanhaExplicar que a cada resposta certa o Elias vai subir um pouco a montanha. A cada resposta errada ele ficará parado. Quando ele alcançar a montanha, tirar a vela e acendê-la, criando as faíscas.]

APLICANDO: 
[Desenhar uma linha sobre o chão (ou fazer uma linha com fita adesiva). Pedir que as crianças fiquem em pé sobre a linha. Escolher um dos lados da linha para representar o lado de Deus e o outro para ser o do Inimigo. Dizer:] Quando Elias pediu para que o povo escolhesse entre adorar a Deus ou a Baal ninguém respondeu. Isso quer dizer que eles estavam em dúvida, estavam em cima do muro. Estar em cima do muro quer dizer que você não escolheu o lado que quer ficar.
Vamos imaginar que esta linha é um muro. Se o que eu falar mostrar uma pessoa que escolheu servir a Deus, vocês devem colocar os pés do lado de Deus. Se eu falar de alguém que escolheu servir ao Inimigo, vocês devem colocar os pés do lado do Inimigo. E, se eu falar de alguém que está indeciso, vocês devem ficar em cima da linha.
A) Maria tem vergonha de ser crente, por isso não quer mais ir à igreja e diz para suas amigas que quer curtir o mundo. [Lado do inimigo.]
B) Apesar de seus amigos dizerem que ele estava louco, Jorge os avisou que não vai mais à festa de carnaval porque agora ele é um crente. [Lado de Deus.]
C) Sandra gosta de cantar nos cultos da igreja, mas durante a semana ela escuta e canta músicas mundanas. [Em cima do muro.]
D) Os primos de Mateus o convidaram para ir à praia no sábado. Ele disse “não” porque o sábado é o dia do Senhor. [Lado de Deus.]
E) Marcos recebeu um convite para assistir a um culto. Ele recusou dizendo que prefere se divertir. [Lado do Inimigo.]
F) Sofia sabe muitos versos da Bíblia de cor, mas, na escola, vive dizendo nomes feios e piadas sujas. [Em cima do muro.]
G) Todas as amigas de Maiara sabem que ela é crente: ela é amável e prestativa, usa roupas cristãs, não usa maquiagem e sempre fala da Palavra de Deus para elas. [Lado de Deus.]
H) Samuel tem vontade de servir a Deus, mas seus melhores amigos são mundanos por isso ele ainda não tomou nenhuma decisão. [Em cima do muro.]
[Pedir que as crianças se sentem e dizer:] Vejam essa historinha. [Mostrar as figuras nos quadrinhos, contando a história. No final, dizer:] Muita gente fica indecisa, sem escolher de uma vez o lado do Inimigo ou o lado de Deus. Ficam em cima do muro. Essas pessoas não sabem que, sem perceberem, já escolheram o lado do Inimigo pois quem não escolheu a Deus já é do Inimigo. Assim como nos dias de Elias, quem quer servir a Deus hoje sofre perseguição e zombaria. É preciso ter coragem para ser diferente do mundo. Deus hoje está fazendo a mesma pergunta para vocês e para mim. Ele quer que façamos nossa escolha. Quem quer escolher a Deus e abandonar as coisas mundanas fique em pé, no lado da linha que escolhemos para ser o lado de Deus. [Colocar-se do lado de Deus e dar tempo para que as crianças venham. Respeitar, caso alguma não queira vir. Depois, fazer uma oração agradecendo a Deus pela escolha que fizeram e pedindo que Ele as ajude a serem corajosas e fieis.]

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção A: [Entregar as partes da história em quadrinhos para as crianças. Pedir que coloquem as figuras em ordem, a primeira sobre a segunda e assim por diante. Depois, grampear as figuras para formar um livrinho.]
Opção B: [Entregar a figura para as crianças colorirem. Recortar as peças do quebra-cabeça para as crianças pequenas. Deixar que as crianças maiores recortem elas mesmas.]

[Em ambas as opções, lembrar as crianças de contarem aos outros sobre a importância de escolher servir a Deus e não ficar indeciso.]

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário