quarta-feira, 26 de agosto de 2015

"Um Novo Líder"


OBJETIVO: 
Saber que Deus é quem nos escolhe e nos capacita para fazermos a Sua obra.

VERSO PARA MEMORIZAR:
 Guia-me na Tua verdade, 
e ensina-me, 
pois Tu és o Deus da minha salvação.”
 Salmos 25:5 

Resultado de imagem para um novo líder

                                                                                RECURSOS NECESSÁRIOS:
Conquistando a Atenção: coroa de cartolina ou de brinquedo;
Lição: coroa, cetro de rei, capa, plaquinhas de localização; 
Revisando:coroa;
Contando aos Outroscajado de pastor, cetro de rei, quebra-cabeça da coroa, pedaços de papel laminado de várias cores, tesoura, cola, lápis, miçangas,

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:  Plaquinhas:  Escrever os nomes Hebrom e Jebus, em pedaços de cartolina ou papel cartão, no tamanho de uma folha A4.

Contando aos outros: Cortar cartolina dourada ou papel cartão amarelo em retângulos de 18x21,5 cm e recortar pontas no meio, como as de uma coroa. Fazer uma coroa para cada criança. Cortar os pedacinhos de papel laminado em vários formatos (círculos, triângulos, losangos, retângulos, flores).

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:  [Mostrar uma coroa. Colocar na cabeça de uma das crianças. Perguntar que tipo de pessoa a usa. Dizer:] Quando alguém recebe uma coroa, quer dizer que é rei. Hoje vamos falar de alguém que recebeu uma coroa.

APRESENTANDO A LIÇÃO:  [Com antecedência, distribuir pelas paredes as plaquinhas com os nomes dos lugares. Dizer:]  Se você vê uma pessoa que não gosta de você se dando mal, o que você diz ou faz? A Bíblia diz que devemos amar até nossos inimigos. Davi amava seus inimigos. Ele ficou muito, muito triste mesmo, quando soube que Jônatas e Saul haviam morrido na batalha. Vamos fazer um rostinho triste, igual Davi fez? [Deixar que façam rosto triste.] Ele ficou tão triste que chorou e não comeu nada por um dia inteiro juntamente com os seus soldados.
O que você acha que Davi deveria fazer depois da morte de Saul? Dizer para todo mundo que ele era o novo rei? Não, não. Davi era paciente e, antes de mais nada, ele foi perguntar a Deus o que deveria fazer. O Senhor disse-lhe que fosse para uma cidade chamada Hebrom. [Escolher um menino para ser Davi e outros dois ou três para serem o seu “exército”. Mais duas ou três crianças devem ir para “Hebrom” e esperá-lo lá.] Ele juntou seiscentos homens e foi para lá. [Davi e seus soldados devem ir até “Hebrom”.] Ao chegarem, muitas pessoas na cidade os estavam esperando para dar as boas-vindas, e a tribo de Judá o coroou rei. [As crianças devem bater palmas e uma delas deve colocar a coroa sobre a cabeça de Davi.]
Davi foi coroado rei pela tribo de Judá. E as outras tribos? O que fizeram. O capitão da guarda real de Saul chamava-se Abner. [Escolher um garoto para ser Abner.] Ele era tio de Saul e passou anos procurando Davi para matá-lo. Ele convenceu as outras onze tribos a coroarem Isbosete, um dos filhos de Saul que não havia morrido na batalha.[Colocar uma coroa sobre outro garoto.] O problema é que esse rei era muito desanimado. Depois que Abner morreu, os príncipes e anciãos de todas as tribos de Israel quiseram que Davi reinasse sobre toda a nação. [As crianças devem ficar em pé.] Houve uma grande festa, e milhares de sacerdotes, soldados e oficiais o prestigiaram no momento em que o sumo sacerdote derramou o óleo sobre a sua cabeça. [Virar um vasinho sobre a cabeça de “Davi”, como se derramasse óleo. Depois, colocar uma capa em “Davi”. Dizer:]  Vestido com os trajes reais, o rei Davi desfilava no meio do seu povo. [“Davi”deve passar entre as outras crianças que devem aplaudi-lo.]
Logo após a coroação, o rei planejou tomar a cidade de Jebus, para ser a capital do seu reino. [Mostrar a plaquinha com o nome “Jebus”. Escolher algumas crianças para serem os jebuseus. Elas devem ficar perto da plaquinha. Uma delas deve fingir que é cega e outra que é manca. As outras crianças serão o exército de Davi.]  Os jebuseus zombavam de Davi. [Os jebuseus devem zombar de Davi e seu exército.] Eles colocaram os cegos e os mancos sobre os muros da cidade, dizendo que o exército de Davi era tão fraco que os deficientes poderiam acabar com ele. Mas Deus estava com Davi, e ele venceu. [O exército de Davi deve se aproximar da plaquinha com o nome da cidade e os “jebuseus”, devem sair correndo. Davi e seu exército devem comemorar a vitória.] Davi mudou o nome da cidade para Jerusalém.
             Os filisteus, ao saberem da vitória de Israel sobre os jebuseus, ficaram furiosos, e mais uma vez invadiram as terras dos israelitas. [Os jebuseus  agora devem ser os filisteus e sentarem-se nas cadeiras vazias do exército de Davi. “Davi” deve se ajoelhar.] Davi dobrou os joelhos e orou ao Senhor, dizendo: “Devo ir e lutar contra os filisteus? O Senhor os entregará em minhas mãos?” E Deus respondeu: “Suba, porque os entregarei em suas mãos.” Davi lutou contra eles e conseguiu uma grande vitória. [Davi e seu exército deve se aproximar das cadeiras e os “filisteus” devem sair correndo. O exército de Davi deve comemorar.]  Os filisteus ficaram ainda mais aborrecidos e juntaram um grande exército. Novamente Davi consultou a Deus, o qual o orientou a guiar o seu exército no caminho certo, na hora certa. Davi mais uma vez saiu vitorioso.
Como Davi sempre obedecia às ordens de Deus, o reino dele ficou cada vez mais forte. As pessoas dos países ao redor de Israel logo começaram a falar do Deus de Davi e do que Ele podia fazer. Vale mesmo à pena ser obediente.

MEMORIZANDO:
 [Dizer:] Davi era muito humilde. Ele sempre pedia que Deus mostrasse para ele o que deveria fazer. Ele dizia assim: [Ler o verso na Bíblia.] Nós também devemos fazer este mesmo pedido. Vamos memorizar essa oração? [Repetir o verso várias vezes, usando os gestos abaixo:]
Guia-me na Tua verdade, e ensina-me - [mostrar a Bíblia, mostrar os ouvidos.]
Pois Tu és o Deus da minha salvação - [apontar para o céu, mãos sobre o peito.]
Salmos 25:5 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]
REVISANDO: 
[Chamar uma criança para ser o Davi. Segurar uma coroa em uma extremidade da sala. A criança deve ficar do outro lado. Fazer uma pergunta para outra criança. Se a resposta for correta, o “Davi” deve dar um passo em direção à coroa. Se errar, o “Davi” deve ficar parado. Coordenar as perguntas para que o “Davi” termine a jornada em frente à coroa, e seja coroado.]

APLICANDO: 
[Dizer:] Um rei precisa ser muito paciente. Davi era muito obediente também. Ele sempre consultava a Deus antes de decidir alguma coisa. Vamos ver como isso acontecia.
[Construir um percurso de obstáculos, usando objetos fáceis de serem removidos, como copos descartáveis ou bolas de papel. Chamar um voluntário. Mostrar-lhe o percurso e explicar que dois líderes o guiarão no trajeto, mas que um deles talvez dê instruções erradas. O voluntário tem de decidir a quem ouvir dessa ou daquela vez. Líderes 1 e 2 dão instruções diferentes; por exemplo, um diz “dê três passos para a frente” e o outro, “dê quatro passos para frente”. Um líder deve sempre dar instruções corretas. Se a criança chegar ao fim sem problemas, comente o fato de ela ter seguido as instruções do líder 1, mostrando que confiava nele. Se a criança não terminar o percurso, mostrar que, ao seguir o líder 2, ela foi mal sucedida. (Atividade extraída de “É Hora de Jogar”,  Editora Shedd’s Kids, livro 2 , p. 32.) Dizer:] Saul se deu mal por dar ouvidos à voz do mal. Davi foi bem sucedido porque escolhia sempre ouvir e obedecer à voz de Deus. Mesmo que precisasse ter paciência.

CONTANDO AOS OUTROS:
[Entregar todo o material para as crianças. Elas devem colar pedaços de papel e enfeitá-las como desejarem. Depois, devem riscar linhas na coroa, como se fossem peças de quebra-cabeça, e recortá-las. Guardar as peças no envelope e fechá-lo bem. Formar dupla com um amigo para montar o quebra-cabeça do outro. Enquanto as crianças completam a tarefa, dizer:] Assim como é preciso ter paciência para criar e montar um quebra-cabeça, Davi teve de esperar muito antes de se tornar rei. Ele foi ungido rei por Samuel quanto era apenas um pastorzinho e usava um cajado. [Mostrar o cajado de pastor.] Depois disso, Ele ficou esperando até que Deus o colocasse no trono. E, na hora certa, sua paciência fora recompensada. Deus trocou o cajado de pastor pelo cetro de rei. [Trocar o cajado pelo cetro.] Mas ele teve que esperar muito e ser obediente. Não importa o quanto temos de esperar, Deus sempre cumpre suas promessas.

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário