quarta-feira, 2 de setembro de 2015

"O Menino Pastor"

  
OBJETIVO:
 Entender que Deus nos chama à Sua obra, mas se O rejeitamos, Ele convida outros melhores que nós para herdar as bênçãos celestes.
VERSO PARA MEMORIZAR:
 Ouvi o ensino,
 sede sábios e não o rejeiteis.” 
Provérbios 8:33 

RECURSOS NECESSÁRIOS:
Conquistando a atenção: figuras de ovelha
Lição: garrafinha ou vaso de cerâmica ou figuras das opções abaixo; 
Memorizando: (variação) usar o mesmo “rio” utilizado na lição; 
Revisando: mesmas figuras de Conquistando a Atenção; 
Contando aos Outros: cópias da figura abaixo para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: 
Três maneiras de contar a história:
Opção 1  Figuras dos irmão de Davi (abaixo): Copiar e pintar tudo, colar em papel cartão, recortar e colar em palitos de churrasco. Espetar em pedaços de sabão (ou colar as mesmas figuras em garrafinhas de leite fermentado). Montar um cenário com um campo, ovelhinhas, árvores e uma casa. Usar para contar a história com as figuras nos palitos.



 Opção 2  Figuras abaixo.  Copiar e pintar tudo. Mostrar as figuras à medida que conta a história.












Opção 3  Colocar algumas figuras maiores de ovelha em um canto da sala, para ser o rebanho de Davi. Deixar uma criança ali, para ser Davi. Em outro canto da sala, montar um ambiente com mesa e cadeiras para ser a casa de Jessé.

Contando aos outros:
 Fazer uma cópia da figura abaixo para cada criança.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
 [Colocar várias ovelhinhas e uma figura de Davi escondidas pela sala. Pedir que as crianças procurem o menino pastor até que o encontrem. Quando encontrarem as ovelhinhas, dizer que ainda não é o que você quer. Quando encontrarem Davi, dizer que na história de hoje um rei vai ser encontrado entre as ovelhas.]
                                                                                                                                                                    APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Com antecedência, montar a maquete do acampamento israelita e da montanha sobre uma mesa. Deixar o material para o rio Jordão já preparado para a continuação da história. Dizer:]
Quem é desobediente e teimoso sempre entra em problemas, mas os humildes e obedientes são muito abençoados. Uma ocasião, os filisteus se prepararam para atacar Israel. Deus daria a vitória se Samuel orasse e oferecesse um sacrifício antes da batalha. Saul tocou a trombeta e convocou seu exército para a guerra. Os soldados estavam prontos para a partida, mas Samuel não estava ali para fazer o sacrifício. Saul o esperou por sete dias. Enquanto isso, alguns soldados se cansaram de esperar e voltaram para casa. Saul ficou impaciente e com medo de que mais soldados desistissem. Então resolveu oferecer ele mesmo o sacrifício. Mal ele acabou de fazer o sacrifício, Samuel chegou e perguntou o que Saul tinha feito. Saul não estava arrependido por sua desobediência e ficou inventando desculpas. Samuel ficou muito aborrecido e disse a Saul: “Você foi tolo em desobedecer à ordem de Deus. Se tivesse obedecido, seria rei por muito tempo. Agora Deus dará sua coroa para um homem que seja obediente.”
Em outra ocasião, houve uma batalha contra os amalequitas. Deus mandou que Saul matasse o rei dos amalequitas, que era muito mau, e destruísse tudo, inclusive animais. Pelo poder de Deus Saul conseguiu uma grande vitória. Mas, na hora de fazer o que Deus mandou, Saul achou que não precisava matar todos os animais e resolveu poupar os melhores e mais bonitos. Quando Samuel chegou, Saul mentiu, dizendo que tinha feito o que o Senhor ordenara. Nessa hora uma ovelha fez: “Bééé´!” Uma vaca fez “Muuuu!” e Samuel perguntou: “Que significa este balido de ovelhas e o mugido dos bois que estou ouvindo?” Saul, muito sem graça, disse que o povo tinha separado o melhor dos animais para oferecerem como sacrifício. Vocês podem acreditar nisto? Saul desobedeceu à ordem de Deus e mentiu. E, além disso, colocou a culpa no seu exército. Que feio, não é?
Samuel teve que corrigi-lo diante de todo o seu exército. Ele disse [fazer uma voz de repreensão]: “O Senhor não precisa dos seus sacrifícios. Ele quer que você seja obediente. Obedecer é melhor do que sacrificar. Ser rebelde é a mesma coisa que procurar uma feiticeira. Ser teimoso é o mesmo que adorar ídolos. Por ter desobedecido a Deus, você não será mais rei de Israel por muito tempo!”
Quando ouviu sobre o castigo, Saul ficou com medo e disse [fazer voz amedrontada]: “Eu pequei. Fiquei com medo do povo e por isso desobedeci.” Mas Saul não estava realmente arrependido. Ele estava apenas com medo de perder o trono. Se estivesse realmente arrependido, ele assumiria toda a culpa.
Saul tornou-se orgulhoso e desobediente. Sempre que recebia uma ordem de Deus, ao invés de obedecer direitinho, ele resolvia fazer do jeito dele. Quando Samuel o corrigia ele inventava desculpas, mentia e continuava teimando em desobedecer. Isto deixou Deus muito triste e Ele mandou que Samuel procurasse um novo rei, que fosse humilde e obediente.
Samuel ficou muito triste porque Saul, sendo tão desobediente e teimoso, nunca iria para o Céu. Deus viu que Samuel estava triste e, para alegrá-lo, o enviou a Belém, para visitar a família de um homem chamado Jessé. Naquela família havia oito rapazes. Deus ordenou que Samuel levasse o vaso de óleo e fosse lá para ungir o novo rei de Israel. Ele tomou uma novilha e foi até lá. Ao chegar, ele disse a Jessé que viera oferecer um sacrifício ao Senhor. Toda a família de Jessé estava ali, menos um menino. Quando acabou o sacrifício, O profeta olhou para Eliabe, o mais velho,[mostrar a figura de Eliabe ou separar uma criança para ser Eliabe]. Ele pensou : “Deve ser este o homem a quem Deus escolheu.” Eliabe era alto e bonito como Saul. Mas Samuel estava completamente errado. Deus lhe disse para não olhar para a aparência, nem para o tamanho de Eliabe porque era o coração dele que era importante, e Deus sabia que ele não tinha o coração que um rei de Israel precisava ter. Sete filhos de Jessé passaram diante de Samuel. [Se escolher a opção 1 ou 2, mostrar as figuras dos irmãos de Davi. Se escolher a opção 3, chamar sete crianças para passarem por você, como os filhos de Jessé passaram por Samuel.] Mas Deus não havia escolhido nenhum deles. Samuel perguntou a Jessé se ele tinha mais algum filho. E Jessé disse que o filho caçula estava tomando conta do rebanho. Samuel ficou contente e mandou buscá-lo. Rapidinho, um servo foi buscar Davi. O rapazinho ficou muito surpreso quando soube que o profeta Samuel queria vê-lo e apressou-se para ir à casa.
Quando ele chegou, Deus disse a Samuel para ungir Davi. Mas ninguém na família de Davi sabia por que Samuel viera visitá-los. Samuel chamou Davi a um lugar à parte e o ungiu, sem que alguém visse. [Separar a figura de Davi ou a criança que faz o papel de Davi e virar o vasinho ou garrafa sobre sua cabeça, como se estivesse derramando alguma coisa.] Daquele dia em diante o Espírito do Senhor veio sobre Davi.
Davi não ficou orgulhoso por ser escolhido para ser rei. Bem quietinho, sem contar nada para ninguém, ele voltou para as montanhas, para cuidar do rebanho e esperar com paciência até que Deus lhe mostrasse o que deveria fazer. Enquanto isso, ele tocava sua harpa e compunha muitas músicas bonitas para Deus. Davi era humilde, corajoso e acostumado a trabalhar bastante. Era o único jovem em Israel em quem Deus podia confiar.
E o que aconteceu a Saul depois disso? Ele continuou sendo rei por algum tempo, mas Deus não estava mais com ele. Por isso ele não tinha mais paz. Os israelitas foram perdendo o respeito por ele e até os servos dele perceberam que estava muito infeliz. Então sugeriram para ele que trouxesse alguém que tocasse harpa e cantasse, para animar o rei. Alguém, que conhecia Davi, o indicou para isso e Davi deixou suas ovelhas e foi tocar música para Saul. A música de Davi ajudava Saul a sentir-se melhor. Deus permitiu que Davi estivesse ali para que ele aprendesse como ser um rei. Ele via o que Saul fazia de errado e entendia que não deveria imitá-lo. A teimosia e desobediência de Saul só trouxeram problemas a ele. Mas  Davi foi muito abençoado por amar a Deus, ser humilde e obediente.

 MEMORIZANDO: 
[Dizer:] Saul era teimoso e não dava ouvidos aos ensinos de Deus. Ao invés de ser  sábio ele foi tolo e perdeu o direito de ser rei. Davi era humilde. Ele ouviu os conselhos de Samuel e foi bem obediente. Ele foi sábio. Devemos ser como Davi. É o que a Bíblia diz. [Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado. Depois ensiná-lo com os gestos propostos na lição:]
Ouvi o ensino,  [direcionar o dedo ao ouvido e abrir as mãos.]
sede sábios e não o rejeiteis  [mão na cabeça, fazer sinal negativo.]
Provérbios 8:33.   [desabrochar uma flor e formar um livro.]

REVISANDO: 
[Colocar a figura de Davi entre as ovelhas novamente. Ou usar uma criança para ser Davi, lá no campo. Dizer que alguém foi chamar Davi lá no campo para Samuel falar com ele. Fazer as perguntas. Se acertarem o mensageiro aproxima-se de Davi. Se errarem ele afasta-se. Elas devem acertar até que o mensageiro consiga alcançar Davi.]

APLICANDO:
 [Escolher dois pontos opostos da sala, um para Davi e outro para Saul. Explicar os contrastes entre Saul e Davi: Saul era orgulhoso, teimoso e rebelde; Davi era humilde, corajoso e obediente. Dizer para as crianças que você vai dar alguns exemplos. Se a ação mostrar um caráter semelhante ao de Saul, as crianças devem correr para a “casa de Saul”. Se for semelhante ao de Davi, elas devem correr para a “casa de Davi”.]
a) Quando a mãe de Gilberto não comprou o que ele queria no supermercado ele se jogou no chão e começou a gritar: “Eu quero! Eu quero!” [Devem correr para a casa de Saul.]
b) Um menino pegou o lanche de uma garotinha da escola. Fernando o enfrentou e o fez devolver o lanche à garotinha. [Devem correr para a casa de Davi.]
c) O pai de Sérgio pediu que ele organizasse suas ferramentas na garagem. Ele amontoou tudo de qualquer jeito e foi brincar. [Devem correr para a casa de Saul.]
d) Guilherme engraxou todos os sapatos, como papai mandou, e depois, mesmo que o papai não tivesse pedido, ele guardou tudo no lugar. [Devem correr para a casa de Davi.]
e) O pai de Ana a corrigiu por falar nomes feios. Ela não respondeu nada, mas continuou falando nomes. [Devem correr para a casa de Saul.]
f) A professora de Beatriz pediu-lhe que se sentasse. Ela obedeceu imediatamente.[Devem correr para a casa de Davi.]
g) Quando a professora de Queila pediu-lhe que ficasse quieta, ela respondeu que ninguém manda nela. [Devem correr para a casa de Saul.]
h) Paula estava muito cansada e com sono, mas continuou guardando os brinquedos sem reclamar, até terminar tudo. [Devem correr para a casa de Davi.]
i) Jonas não quer mais estudar a lição da Escola Sabatina. Ele diz que sabe tudo.[Devem correr para a casa de Saul.]
j) Apesar de Gabriel já ter ouvido as histórias bíblicas muitas vezes, ele continua prestando atenção.
Ele sabe que sempre há algo novo para aprender. [Devem correr para a casa de Davi.]
 
CONTANDO AOS OUTROS:
[Entregar uma cópia da figura para cada criança, ajudando-as a fazê-laDeixar que façam o trabalho e treinem como contar a história a outros. Elas devem usar este trabalho para contar aos outros a bela história de hoje.]

de
http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário