quarta-feira, 9 de setembro de 2015

"Um Homem Corajoso"

 OBJETIVO: 
Entender que Cristo nos envia ao mundo e dá a ousadia necessária para falarmos do Seu amor.

VERSO PARA MEMORIZAR:
 “Então o Anjo do Senhor apareceu e disse:
 O Senhor é com você, 
homem valente.” 
Juízes 6:12.

Verso opcional: 
“Eu e minha casa serviremos ao Senhor.” 
Josué 24:15.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a atenção: bandeja ou cesta com diversas frutas ou outro alimento
Lição: bonecos; árvore de papel, com frutas de papel coladas com fita adesiva; feixes de trigo ou espigas de milho, ovelhas ou vacas de papel ou de brinquedo; altar de Baal; estátua de Baal; fita adesiva para colar as pedras do altar umas às outras; novelos de lã ou maço de algodão; taça ou copo de vidro transparente; pano para secar o chão depois da história
Revisando: material usado na história
Memorizando: (verso opcional) figura usada em Contando aos Outros
Aplicando: ventilador ou algo que faça vento, bichinhos usados em Conquistando a Atenção, Bíblia; 
Contando aos Outros: cópia da atividade abaixo
para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
· Altar de Baal  caixa de sapato encapada com papel pedra.
· Baal  boneco feito de gesso ou massa de modelar (pode-se usar as figuras abaixo como inspiração para fazer o Baal em EVA).




· Altar de Deus  encapar caixas de leite, de creme de leite ou de fósforo (dependendo do tamanho de seu cenário) com papel pedra amassado para formar as pedras do altar de Deus, deixar rolinhos de fita adesiva prontos para serem usados no momento em que o altar for montado;
· Bonecos  Escolher uma das sugestões  aqui . Um boneco para Gideão, um para o anjo e uns dois ou três para serem os amigos de Gideão.

Massa de Modelar: Misturar 1 xícara de sal de cozinha, 4 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres (de sopa) de óleo, 1 colher (de sopa) de vinagre, 1 1/2 xícara de água. Se ficar muito seco, colocar mais água. Se ficar muito mole, colocar mais farinha. Separar a massa em diversos pedaços. Em cada um deles acrescentar algumas gotas de corante alimentício  da cor que desejar e amassar bem até a cor se misturar  completamente à massa. Guardar em recipientes bem fechados.

Memorizando (verso opcional): Ampliar a mesma figura usada em Contando aos Outros. Pintar, recortar e colar em uma cartolina. Fazer um corte com estilete nos traços pontilhados. Encaixar as pontas dos troncos nos cortes.

Contando aos outros: Ampliar a figura abaixo. Pintar, recortar e colar em uma cartolina. Faça um corte com estilete nos traços pontilhados. Encaixar as pontas dos troncos nos cortes.




CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Alguém chega e diz que está com muita, muita fome e que preparou uma bela bandeja de maçãs (ou outro alimento) para comer. Mostra-se feliz, pega uma maçã e quando vai dar uma mordida outra pessoa passa, toma a maçã e sai correndo. Ele reclama, pega outra maçã e quando vai mordê-la, a outra pessoa passa e toma de novo. Repetir algumas vezes. Depois, perguntar:]Como se sentiu a pessoa que estava com fome e não pôde comer? O outro tinha direito de pegar o que não é dele? O que vocês acharam do ladrão? Explicar que ali foi só uma brincadeira, mas que na Bíblia há uma história parecida com isso e que as crianças devem prestar bastante atenção porque depois terão de responder a algumas perguntas.

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Combinar com as crianças que elas devem fazer certos gestos para algumas frases que você vai dizer durante a lição. Se possível, um ajudante deve ficar à frente, ajudando as crianças a lembrarem os gestos.]
 Adoraram os deuses falsos: Juntar as mãos, como em oração, e baixar a cabeça.
Foram maltratados ou sofreram: Colocar as mãos na cabeça e abaixar-se, como quem está com
medo.
Pediram socorro ou pediram ajuda a Deus: Juntar as mãos em oração e erguer a cabeça.
Foram libertados: Fazer rosto alegre e sacudir os braços erguidos, com os punhos fechados, como
quem está comemorando.
[Relembrar rapidamente a história da semana anterior, terminando com Moisés subindo a montanha outra vez. Movimentar os personagens conforme a história.Dizer:] Depois de muitas batalhas o povo de Israel finalmente tinha conquistado toda a terra de Canaã e não tinham mais necessidade de guerras. Josué dividiu a terra e cada família recebeu sua parte no belo país. Até Josué mudou-se para sua própria casa.
Mas ele estava preocupado. Ele sabia que os deuses de pedra e madeira não são verdadeiros. Só o Senhor Deus é o Deus vivo e poderoso. Ele estava com medo de que os israelitas fizessem amizade com os povos inimigos de Deus e começassem a adorar as estátuas que aqueles povos adoravam. Então ele chamou os israelitas, relembrou a eles todos os milagres que Deus tinha feito, toda a bondade do Senhor e depois pediu que eles escolhessem a quem eles queriam servir: se ao Senhor ou aos outros deuses. Mas ele deixou bem claro que ele e sua família serviriam ao verdadeiro Deus. O povo deu uma resposta muito boa: “Nunca nos aconteça que deixemos ao SENHOR para servirmos a outros deuses.” Eles prometeram que seriam fiéis a Deus. E Josué ficou muito contente.
No entanto, o tempo foi passando, Josué morreu, os outros homens fiéis também morreram e o povo acabou esquecendo a promessa de obedecer a Deus. Em pouco tempo já estavam adorando aqueles deuses feios e falsos. Por isso, Deus tirou a proteção d'Ele e os povos inimigos atacaram o povo de Israel e trouxeram muito sofrimento. Então, o povo se lembrou do Senhor, se arrependeu da desobediência e pediu socorro. Deus é tão bom, que perdoou o povo, e mandou um homem para libertá-los. Eles ficaram muito contentes e prometeram que não iriam mais adorar aos deuses falsos e obedeceram a Deus por algum tempo. Mas, logo eles esqueceram da promessa e voltaram a desobedecer e adorar outros deusesDe novo, os inimigos voltaram maltrataram o povo. Outra vez eles choraram e pediram ajuda e outra vez Deus os ajudou e os libertou. E de novo eles esqueceram da promessa e adoraram outros deuses. E, de novo, sofreram e, de novo, pediram ajuda. E Deus, libertou de novo. Ele é tão bondoso que, sempre que os israelitas estavam em apuros e pediam ajuda, ele escolhia uma pessoa bem corajosa para libertar o povo. Mas eles eram tão teimosos que acabavam voltando a adorar outros deuses, assim que o perigo passava. Que povo rebelde, não é mesmo?
Certa vez, eles se esqueceram de Deus e começaram a adorar uma estátua chamada Baal. Imaginem, uma estátua que não fala, não pensa, não faz nada e eles orando para a estátua, pedindo chuva, sol, proteção. Que bobagem, não é mesmo? E começaram a fazer muitas coisas erradas porque aquela estátua não os impedia de fazer nada. Deus ficou muito triste com o povo e de novo afastou-Se. Deixou que eles escolhessem o deus que eles queriam servir. Como quem protegia o povo dos seus inimigos era Deus e não aquela estátua muda, quando Deus Se afastou, Israel ficou desprotegido e um povo chamado midianita começou a maltratar os israelitas. Eles esperavam o povo plantar trigo, cuidar das árvores com frutas e também do gado.[Mostrar a árvore com frutas, as espigas de trigo e as figuras de ovelhas.] Quando estava tudo pronto para a colheita, vinha uma multidão de midianitas e colhia tudo, tudo. [Chamar algumas crianças para colherem rapidamente as coisas.] Quase não sobrava para os israelitas! E eles ficavam com fome, muita fome! Sofriam muito! Sabem o que eles faziam depois disso? Iam adorar a Baal e pedir para aquela estátua feia libertá-los! Que tolice, não é mesmo? E nada acontecia. Isso durou sete anos. [Se houver alguém com sete anos, usá-lo para mostrar quanto tempo os israelitas sofreram com os midianitas.] Até que muitos israelitas perceberam que estavam sofrendo por serem desobedientes e pediram socorro a Deus.
Como Deus é muito bom, Ele procurou uma pessoa que pudesse ser usada para libertar o povo. E Ele escolheu um rapaz chamado Gideão [mostrar o boneco Gideão]. Ele era humilde, corajoso e obediente. Um dia, Gideão estava tentando esconder dos midianitas um pouco de trigo, e Deus mandou um anjo disfarçado falar com ele. [Mostrar o anjo.] O anjo disse [fazer uma voz solene]:  “Vai nesta tua força e livrarás Israel das mãos dos midianitas.” Ele estava dizendo que Gideão deveria chamar o povo de Israel para lutar contra os midianitas porque Deus faria com que eles vencessem as batalhas. Gideão ficou admirado daquilo. Ele não se achava capaz de fazer isso, não se achava importante. Mas, como era obediente e corajoso, confiou em Deus e resolveu obedecer.
Sabem qual foi a primeira coisa que Deus mandou Gideão fazer? Era algo muito difícil: ele teria que derrubar o altar que o pai dele tinha feito para Baal e também cortar a estátua. Então, de noite, ele chamou alguns amigos e juntos destruíram o altar de Baal e a estátua e depois construíram um altar para Deus. [Derrubar o altar com a estátua e pedir a algumas crianças que construam o altar para Deus, empilhando algumas pedras de papel pedra.] Com isso o povo ficou convencido de que Baal não era um deus verdadeiro, porque, se ele não conseguia defender seu próprio altar, como poderia protegê-los dos midianitas. Eles se arrependeram e não quiseram mais adorar aquela estátua. Eles escolheram servir a Deus.
Mas Gideão ainda estava muito preocupado. Os midianitas eram muitos e estavam bem armados. O povo de Israel era pequeno e tinha poucas armas. Só por um milagre de Deus eles seriam libertadosGideão queria ter certeza de que Deus ia ajudá-lo a vencer os midianitas. Então ele fez um teste. Ao anoitecer ele colocou um pouco de lã no chão, do lado de fora. [Colocar um pouco de lã ou algodão no chão.] Ele falou para Deus: “Se amanhã, de manhã, essa lã amanhecer úmida e o chão em volta estiver seco eu vou saber que o Senhor está comigo.” [Apagar a luz e dizer para que todos fechem os olhos, como se estivessem dormindo. Trocar a lã seca por outra bem molhada (ou derramar água sobre ela, cuidando para não molhar o chão em volta). Acender a luz.] Quando o dia amanheceu, Gideão saiu correndo para ver a lã e ela estava molhada! Tinha tanta água na lã que ele conseguiu encher uma taça de água.[Espremer a lã na taça ou copo.] Ele ficou muito contente, mas logo teve uma dúvida. Será que Deus tinha respondido mesmo, ou era só por acaso que tinha acontecido aquilo? Então ele quis fazer outra prova com Deus. Desta vez ele falou o contrário. Se a terra ficasse molhada e a lã ficasse seca então ele teria certeza da bênção de Deus. Ele colocou a lã de novo no chão e foi deitar-se. [Colocar um pouco de lã ou algodão no chão.]Será que Deus ia responder? Será que daria certo? [Apagar a luz e pedir para as crianças “dormirem”. Molhar o chão em volta da lã (cuidado para não a molhar). Depois, acender a luz.] Quando o dia amanheceu, Gideão foi tremendo de medo lá, para olhar. Será que Deus teria feito aquele milagre? Será que Ele realmente ia libertar o povo de Israel? Será que eles não passariam mais fome? Quando ele chegou lá... Vejam! o chão estava todo molhado e a lã estava seca! Isso era o sinal que ele estava precisando! Eles não sofreriam mais! Deus os libertaria!
Gideão entendeu e o povo de Israel também. Baal não poderia libertá-los. Nenhuma estátua poderia fazer isso. Os deuses de pedra e madeira realmente não são verdadeiros. Só o Senhor é o Deus vivo e poderoso. Só Ele merece ser adorado.

MEMORIZANDO: 
“Então o Anjo do Senhor apareceu e disse: 
O Senhor é com você,
 homem valente.” 
Juízes 6:12. 
 [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo usando os gestos descritos na lição:]
“Então o Anjo do Senhor apareceu e, disse - [apontar para o céu e mostrar o lado.]
O Senhor é com você, homem valente - [mostrar o céu, apontar para o público e fechar os punhos.]
Juízes 6:12.    [desabrochar uma flor e formar um livro].

Verso opcional: 
“Escolhei hoje a quem sirvais...
 porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” 
Josué 24:15.
[Ler o verso na Bíblia e depois mostrar o visual. Explicar o verso e recitá-lo três vezes com todos. Depois, retirar um dos troncos do visual e recitá-lo de novo. Repetir o processo até retirar todos os troncos.]

REVISANDO: 
[Dentro de uma caixa ou cesta, colocar as espigas de trigo e/ou milho, as ovelhinhas e/ou vacas, frutas de papel ou plástico. Um auxiliar, se possível com um turbante na cabeça, será o midianita. Ele deve ficar bem perto da caixa, com a mão estendida para pegar algum item da caixa. Fazer as perguntas e explicar que se alguém errar o midianita virá roubar alguma coisa da cesta e o povo de Israel vai ficar com fome. Se acertarem o midianita não pode pegar nada.]

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário