quarta-feira, 14 de outubro de 2015

* "Criados por Deus"

OBJETIVO: 
 Compreender que a criação é obra de Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR:
 No princípio criou Deus o Céu e a Terra.” 
 Gênesis 1:1.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a atenção:  Opção 1: venda para os olhos; Opção 2: sacola ou caixa com objetos variados; Lição: visuais da criação (sugestões abaixo); ventilador ou leque, esponja embebida em água, um pouco de terra; cesta com frutas, cereais, verduras etc; 
Revisando: bola com mapa mundi, avental ou painel da criação; 
Aplicando: feijão e broto de feijão; opcional: bolo, pratinhos e garfinhos; 
Contando aos Outroslivro ou círculo da criação.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição - Escolher uma ou mais opções abaixo:
Opção 1 - Painéis: Abaixo temos várias sugestões de painéis da criação. Em qualquer deles, colocar as figuras à medida que for contando a história.





Opção 2 - Livro de Histórias: Montar um livro em EVA como o que está aqui e ir virando as páginas enquanto conta a história.

 Opção 3 - Círculos e números da Criação: Baixar as imagens aqui. Ampliar as figuras  para o tamanho que desejar. Colorir tudo. Colar em cartolina e recortar. Pode-se fazer tudo em EVA também.  


Opção 4 - Avental e círculos: Fazer os círculos da criação em EVA. Colar um parte de velcro em cada círculo e a outra parte no avental. Guardar os círculos nos bolsos e ir colocando no avental à medida que contar.

Revizando (opção 2): 
Bola: Colar o mapa do mundo em uma bexiga ou bola azul.

Avental da criação: (Ideia extraída da internet: blogtiale.blogspot.com/2011/07/poder-para-criar-historia-da-criacao.htmlCortar o avental em feltro, tecido ou TNT. Os bolsos não podem ser em tecido transparente (o feltro é ótimo). Em cada bolso, colar um número. Dentro deles, colocar um objeto ou figura que represente o que foi criado naquele dia.
1º Dia - Lanterna;
2º Dia - Catavento pequeno; algodão para simbolizar as nuvens;
3º Dia - Uma flor;
4º Dia - Figura de sol;
5º Dia - figura de peixe e pássaro;
6º Dia -  um bonequinho e um bichinho.
7º Dia - Palavra descanso escrita em um cartão.










 Contando aos Outros (sugestões para escolha):
Opção 1 - Livro da Criação: Para cada criança, fazer um livro em papel pardo ou EVA, com oito páginas, mais as duas capas. Fazer as figuras referentes a cada dia da criação. Na aula 1, as crianças devem colar as figuras do 1º ao 4º dia; na aula 2, elas colarão as figuras do 5º e 6º dias; na aula três, elas colarão a figura do descanso e levarão o livro para casa.


Opção 2 - Círculos ou números da Criação: Ampliar as figuras dos círculos ou números (aqui) . Deixar que as crianças pintem os quatro primeiros. Na próxima aula  pintarão os círculos ou números 5 e 6. Na aula seguinte, pintarão o círculo sete. Prender todos os círculos com uma bailarina para montar um livro.

Opção 3 - Objetos: Como lembrancinha, pode-se dar um ou mais objetos que representem um dos dias da criação estudados. Sugestões: 1º dia - lanterna; 2º dia - catavento; 3º dia - uma flor ou fruta (em desenho ou EVA), colada no palito ou um potinho com frutas picadas e palitos de dente com figuras de frutas para as crianças se servirem (esses palitos são encontrados em casas de festa - ver figura à página 15); 4º dia -  figura do sol, da lua e das estrelas, coladas em palitos (ou figuras dos astros em material fosforescente). Também pode-se fazer uma miniatura de um dos painéis sugeridos na página anterior. Coloquei aqui mais sugestões de lembrancinhas e também moldes que podem ser usados para compor os painéis. 

SUGESTÃO DE CÂNTICO

Quem fez as lindas estrelas?
As lindas estrelas?
As lindas estrelas?
Quem fez as lindas estrelas? 
Deus, nosso Pai!

Quem fez o céu azul?
O céu azul?
O céu azul?
Quem fez o céu azul?
Deus, nosso Pai!

Quem fez você e eu?
Você e eu?
Você e eu?
Quem fez você e eu?
Deus, nosso Pai!

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Opção A: [Colocar uma venda nos olhos de uma criança e pedir-lhe que pegue alguma coisa do outro lado da sala (cuidando para que ela não se machuque). Depois, perguntar se é fácil fazer as coisas no escuro ou se é melhor trabalhar onde há luz. Dizer:]  A luz é muito importante. Sem ela não podemos trabalhar, brincar ou  passear. E, na história de hoje, vamos falar sobre a luz e outras coisas.

Opção B:  [Pedir para todas as crianças fecharem os olhos. Tirar alguns objetos de uma sacola ou caixa e pedir que as crianças digam qual a cor do objeto, sem abrirem os olhos. Depois, perguntar se é fácil fazer as coisas no escuro ou se é melhor trabalhar onde há luz. Dizer:  A luz é muito importante. Sem ela não podemos trabalhar, brincar ou  passear. E, na história de hoje, vamos falar sobre a luz e outras coisas.

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Mostrar o visual escolhido para mostrar o escuro (círculo, número, etc.). Dizer:] Deus  e Jesus tinham planos de criar um ser muito especial. Mas primeiro Eles prepararam o lugar onde ele moraria: a Terra. No começo do mundo a terra não tinha nada. Era tudo bem escuro e não existia luz, só a escuridão. Não dava pra fazer nada. A terra era vazia. Mas Deus disse: “Haja luz” e a luz apareceu no mesmo instante. [Mostrar o visual escolhido para mostrar a luz.] “Deus viu que a luz era boa.” Ele chamou a luz dia e a escuridão chamou noite. Este foi o primeiro dia da criação.
  No segundo dia Deus fez uma coisa que você não pode ver, tocar, cheirar, nem sentir o gosto. Mas pode sentir quando toca em seu rosto. [Ligar um ventilador ou abanar um leque para que as crianças sintam o ar em movimento.] Já descobriram o que é? Isso mesmo, é o ar, ou vento. Não podemos viver sem o ar. As plantas, os animais, os pássaros e as pessoas morreriam sem o ar. Nem os passarinhos poderiam voar. [Mostrar o visual do segundo dia.] Deus fez o ar para separar as águas da Terra, das águas dos céus. Sabe como isso acontece? O Sol esquenta as águas dos rios, lagos e mares, e as torna em vapor. O vento sobe este vapor para o céu, formando as nuvens. [Embeber uma esponja com água, tendo o cuidado de não deixá-la gotejar. Dizer que é assim que a nuvem fica cheia.] Estas nuvens úmidas flutuam até chegarem a um lugar frio, e aquele vapor vira água e cai de novo na terra. [Apertar um pouco a esponja, acima de um prato ou bacia, para mostrar como a chuva cai.] Vira chuva e rega a terra para nós termos comidinha.
No terceiro dia da criação havia luz e ar. Mas a água estava espalhada por toda parte. Então Deus falou novamente: [Falar com entoação forte, solene.] “Ajuntem-se as águas num só lugar e apareça a porção seca.” Rapidamente a água obedeceu e começou a mover-se para um lado. Então apareceram as lindas praias e as colinas onduladas. [Fazer ondas com as mãos, ao falar a palavra “onduladas”. Mostrar o visual referente à terra.] Deus chamou a porção seca de “terra” e às águas chamou de “mares”. [Mostrar um pouco de terra. Dizer:]A terra era  marrom e não havia nada sobre ela. Então Deus falou outra vez: [Falar com entoação forte, solene.] “Produza a terra grama e erva que dê semente... E árvores que dêem frutos.” [Mostrar o visual do terceiro dia.] De repente as colinas foram cobertas com um tapete de grama verde. Apareceram árvores enormes e muitas delas cheias de frutas deliciosas: manga, caqui, maça, jabuticaba, jaca, pêssego. Huunn! [Opção: Mostrar uma cesta com frutas e grãos, ou vasos de plantas (de preferência com flores), ou gravuras com paisagens bonitas e frutas]. E os campos ficaram cobertos de flores lindas, coloridas e perfumadas. Deus viu que tudo aquilo era bom!
Em três dias Deus mudou este mundo escuro em um lindo jardim. O que será que Ele fez no quarto dia? Ele fez dois grandes luminares. [Mostrar os visuais do quarto dia.] O maior para governar o dia, e o menor para iluminar a noite. Sabem quais são? É isso mesmo! O Sol e a lua acompanhada das brilhantes estrelas. Não sabemos quantas são, mas Deus sabe, e as chama pelo nome.
REVISANDO:
Opção 1: [Mostrar um dos visuais usados para contar a lição para uma criança e perguntar em que dia foi criado aquele item. Se acertar, dar um pedacinho de fruta para ela saborear (ajudar as crianças para que todas acertem.]
 Opção 2: [Mostrar o avental da criação com bolsos numerados. Jogar a bola para o alto. A criança que estiver mais perto de onde a bola cair, deve responder o que foi criado no primeiro dia. Dar tempo para a resposta e depois perguntar: Será que o Pedrinho acertou? Vamos ver? [Conferir a resposta tirando a lanterna do bolso 1. Repetir a brincadeira com os outros dias da criação.]

APLICANDO:    
[Perguntar:] Quando foi a última vez que vocês fizeram um trabalho manual ou alguma coisa para comerem? Quais foram os materiais ou ingredientes que vocês usaram? Toda vez que quisermos fazer algo, vamos precisar de materiais e de ingredientes diferentes. Só Deus pode criar as coisas a partir do nada,  usando apenas o Seu poder. Além disso, ninguém consegue criar a vida. Só Deus. [Mostrar uma semente e um broto. Dizer:] Quando Deus criou as flores e as árvores deu-lhes vida.  Vejam essa plantinha. Ela estava guardada, enroladinha dentro do semente. Quando a semente é plantada, a vida que Deus colocou nela faz aparecer a plantinha. Mas Deus não só criou tudo, como também cuida de tudo com muito amor. Ele nunca dorme. Ele mantém as estrelas no lugar, faz as ondas voltarem para o mar para não inundarem a terra. Manda o Sol levantar-se cada manhã. Que Deus maravilhoso! Ele merece mesmo todo o nosso amor.

VARIAÇÃO: 
[Ao invés de perguntar que trabalho manual ou alimento as crianças fizeram, levar um bolo ou um outro prato bem bonito e perguntar que ingredientes são usados para prepará-lo. E continuar as explicações. Depois, dar um pedacinho de bolo para cada criança.]

MEMORIZANDO: [Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado. Depois, ensiná-lo usando os gestos abaixo.]
No princípio - apresentar a chegada de algo.
criou Deus - mostrar sua boca e apontar para o céu.
os céus e a Terra - com as mãos, mostrar o céu e a terra.
Gêesis 1:1 - desabrochar uma flor e formar um livro.

CONTANDO AOS OUTROS:  
[Entregar o material escolhido. Se forem os círculos, ajudar as crianças a pintarem. Se for o livro, ajudar as crianças a colarem as figuras no lugar certo. Diga-lhes para memorizarem o que foi criado em cada dia da criação estudado. Escrever o nome de cada criança no seu trabalho e colocá-lo em exposição em um mural. As crianças vão levá-lo para casa no terceiro sábado.]


de  http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário