quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"Deus Proverá"

 OBJETIVO: 
Mostrar que a Bíblia é a revelação de Deus.

VERSO DA LIÇÃO: 
Ora, 
sem fé é impossível agradar a Deus.” 
Hebreus 11:6.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a Atenção: caneta ou outro objeto;
Lição: cartazes (abaixo) e maquete; 
Revisando: figura de cordeiro (abaixo);
Contando aos Outros: cópias da atividade abaixo, pedaços de cartolina, papel cartão ou EVA na cor marrom ou cinza, cola, tesoura, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
Cartazes: Ampliar as figuras abaixo e colori-las. 

O Céu na figura abaixo deve ser pintado de preto ou azul escuro, representando o céu noturno. Colar estrelas de cartolina prateada no céu.




Maquete: Em uma caixa de areia ou isopor montar uma maquete. De um lado, colocar uma tenda. Do outro, fazer o Monte Moriá (usar um monte de areia ou colocar uma tigela de boca para baixo, coberta com TNT marrom). Para os personagens, usar uma das sugestões da  postagem "Orientações para os recursos visuais" (aqui) ou bonequinhos de festa com roupas de papel crepon. Com um arame de saco de pão, amarrar um feixinho de palitos de fósforos (com as pontas já queimadas) e fixá-lo no personagem de Isaque com outro arame. O cordeirinho pode ser um chumaço de algodão.

Revisando: 
Fazer sete cópias da figura do cordeiro abaixo. Escrever neles somente as respostas das perguntas abaixo:


1. Quanto filhos Deus prometeu dar a Abraão? Resp.: Incontáveis, como as estrelas no Céu.
2. O que Sara e Abraão ensinaram a Isaque? Resp.: A ser útil e obediente.
3. O que Deus mandou Abraão fazer? Resp.: Sacrificar Isaque.
4. O que fazia Abraão à noite durante a viagem para o Monte Moriá? Resp.: Orava.
5. O que fez Abraão quando Satanás cochichou em seu ouvido para desobedecer a Deus? Resp.: Não deu atenção.
6. O que fez Isaque quando Abraão lhe contou que ele era o sacrifício? Resp.: Aceitou.
7. O que o cordeiro representava? Resp.: Jesus

Contando aos outros: 
Fazer cópias da atividade abaixo, de preferência em cartolina. Durante a semana, cortar as folhas marrons de cartolina, papel cartão ou EVA no tamanho de uma folha de papel A4. Depois, cortar cada folha em quatro partes. Reservar esses pedaços para o momento da atividade.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Deixar uma caneta (ou outro objeto) à vista das crianças, mas longe de você. Dizer às crianças que está precisando muito daquele objeto. Se as crianças não perceberem que o objeto está ali, combinar com algum ajudante para mostrar-lhe onde está. Quando “encontrar”, dizer:] É muito bom quando encontramos algo que precisamos. Em nossa aula de hoje, alguém vai achar algo que estava precisando muito.

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Colocar emoção na voz quando falar dos momentos mais dramáticos da história. Começar mostrando a figura de Abraão olhando para o Céu estrelado, dizer:] Uma noite Deus chamou Abraão para fora da tenda e disse-lhe: “Olhe as estrelas. Você pode contá-las? Assim será a sua descendência.”  Como podia Abraão ter tantos filhos como as estrelas, quando não tinha nem ao menos um menino ou menina? Abraão não sabia como Deus cumpriria Sua promessa, mas teve fé, acreditou,  nEle.
Você se lembra que quando os três visitantes vieram à tenda de Abraão, disseram que no ano seguinte Sara ganharia um bebê? Agora o tempo havia chegado e Isaque nasceu. [Mostrar a figura de Abraão e Sara com o bebê.] Abraão e Sara estavam bem velhinhos. Eles esperaram muitos anos por um bebê e ficaram muito, muito felizes com Isaque. Eles o amavam muito. E porque o amavam não deixavam que fizesse tudo o que queria. Eles não permitiam que ele fosse birrento ou mimado Isaque aprendeu a ajudar o papai e à mamãe e também a obedecê-los sempre.  Ele se tornou um rapaz especial. Por meio dele Deus prometeu dar a Abraão milhares de descendentes. Até Jesus, o filho de Deus, seria descendente de Isaque. Abraão se sentiu muito honrado com isso.
             A vida corria normal para Abraão quando, certa noite, Deus lhe disse [fazer um tom de voz solene]: “Abraão, toma teu único filho Isaque, a quem amas, e oferece-O a Mim em sacrifício sobre o monte que eu te mostrarei.” [Colocar emoção na voz.]Abraão ficou assustado! Ele não conseguia entender por que Deus lhe havia pedido para fazer uma coisa tão terrível! Isaque era seu único filho. Ele havia esperado este filho por muito tempo e o amava muito! Abraão amava também a Deus e desejava obedecer-Lhe, mas como podia sacrificar Isaque, seu querido menino?
De manhã bem cedo, com o coração angustiado, Abraão acordou Isaque e disse-lhe que se preparasse para uma longa viagem. Eles arrumaram tudo e começaram a caminhar junto com dois servos. [Mostrar o cartaz com Abraão e Isaque viajando.]Abraão nada contou a Sara, com medo de que ela o impedisse.
Isaque estava feliz por viajar com seu pai. Mas Abraão estava muito triste. Ele não conseguia nem conversar enquanto caminhavam. Ele pensava em Sara e no que ela diria quando ele voltasse sem Isaque. No fim do primeiro dia Isaque e os dois servos foram dormir. O que você acha que Abraão fez? Ele passou a noite inteira em oração.[Baixar a cabeça e juntar as mãos.] Ele tinha esperança que Deus enviaria um anjo para dizer-lhe que não precisava sacrificar Isaque. Mas o anjo não veio. No dia seguinte recomeçaram a viagem. [Mostrar novamente o cartaz com Abraão e Isaque viajando.] À noite Abraão passou novamente em oração. Na manhã do terceiro dia Abraão viu uma nuvem repousando acima do monte Moriá. [Apontar o monte Moriá.] Era este o sinal que Deus prometera. Era lá que Abraão devia sacrificar Isaque.
Durante os três dias de viagem Satanás tentou Abraão para ele não obedecer a Deus. Mas Abraão não deu ouvidos à voz do tentador, porque ele tinha certeza de que Deus podia ressuscitar Isaque dos mortos.
Abraão mandou que os servos ficassem ao pé do monte enquanto ele e Isaque iam sacrificar. [Colocar os personagens  de Abraão e Isaque na maquete. Fixar a lenha no personagem de Isaque e colocá-lo na maquete, juntamente com o personagem de Abraão. Movimentá-los até o topo do monte.] Enquanto Isaque subia carregando a lenha, notou que haviam esquecido alguma coisa. Ele perguntou: “Meu pai temos a lenha e o fogo, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?” Com voz dolorida Abraão respondeu [Fazer um tom de voz sofrido]: “Meu filho, Deus proverá o cordeiro para o sacrifício.”
Finalmente eles alcançaram o topo do Monte Moriá. Construíram o altar e, em cima colocaram a lenha. [Colocar o altar e a lenha.] Com voz trêmula Abraão contou a Isaque que ele era o sacrifício. Isaque levou um susto! Ele seria sacrificado? Ele era um rapaz forte e podia fugir facilmente. Mas Isaque havia aprendido a obedecer à mãe e ao pai quando era menino. Agora ele estava pronto a obedecer a Deus. Depois que o susto passou, ele sentiu ser uma honra dar sua vida em oferta a Deus. Que filho obediente ele era!
Abraão abraçou Isaque, chorando, e disse: “Eu te amo, filho.” Isaque também chorou e disse: “Eu te amo, papai.” A mão de Abraão tremia e Isaque precisou ajudar enquanto era amarrado. Depois, ele se deitou calmamente e em silêncio sobre o altar.[Deitar o boneco sobre o altar.] Abraão ergueu a faca. [Erguer a faca.] Ele já ia abaixá-la quando, de repente uma voz chamou do Céu: “Abraão, Abraão.” Abraão olhou para o alto e viu um anjo que disse: “Largue a faca, não faças mal ao rapaz. Agora sei que você ama a Deus, porque não me recusaste o seu único filho.” Ufa! Que Alívio! Abraão olhou e viu um cordeirinho preso nos arbustos. [Colocar o cordeirinho nos arbustos.]  Isaque não precisa mais ser sacrificado! Abraão ajudou Isaque a descer do altar. [Tirar o boneco de Isaque do altar. Mostrar com seus braços como foi o abraço dos dois.] Que abraço gostoso eles deram! Juntos, pai e filho, puseram o cordeiro sobre o altar e o sacrificaram. [Colocar o cordeiro sobre o altar.] Aquele cordeiro representava Jesus, que morreria em lugar dos pecadores. Como Abraão havia passado na prova, Deus lhe disse novamente que o abençoaria e lhe daria filhos como as estrelas do Céu e como a areia da praia. [Mostrar outra vez o cartaz com Abraão olhando as estrelas.] Foi assim que Deus recompensou a obediência de Abraão.

REVISANDO: 
[Com antecedência, esconder os cordeiros com as respostas pela sala. Pedir que as crianças procurem os cordeirinhos. As que encontrarem devem ficar de frente para a classe segurando os cordeiros. Fazer as perguntas para outras crianças. Antes de responder elas devem procurar a resposta entre os cordeiros que estão nas mãos das crianças. Ao encontrar, você deve dizer:] Não precisa responder. Aqui está o cordeiro com a resposta. [A criança que está segurando o cordeiro (ou um ajudante, caso a criança não saiba ler) deve ler a resposta e ambos vão se sentar. Continuar assim com todas as perguntas.]

APLICANDO: 
[Perguntar:]  Por que Deus mandou Abraão sacrificar Isaque? [Dar tempo para as respostas e depois dizer:] Deus queria provar para todos que Abraão amava mais a Deus do que a Isaque. Cada um precisa ser provado. Adão e Eva foram provados. Caim e Abel, Ló e outros também foram. Abraão tirou dez na prova porque teve fé. Ele acreditou em Deus. Sem fé não conseguimos obedecer, nem agradar a Deus.
  Deus está provando você também cada dia. Quando você obedece a seus pais é como se tirasse nota dez, passa na prova. Quando você desobedece, é como tirar nota ruim. Para obedecer a Deus  precisamos acreditar em suas promessas. Precisamos ter fé, como Abraão teve. Vou falar sobre as provas que algumas pessoas passam. Se a pessoa foi aprovado com nota dez, vocês devem mostrar os dez dedinhos. Se ela tirar nota ruim, vocês devem apontar os polegares para baixo.

· A mãe de Jorge mandou que ele arrumasse sua cama. Mas  a cama ficou desarrumada o dia inteiro.
· Luiza foi convidada para ir a uma festa de aniversário na tarde de sábado. Ela não aceitou.
· Na escola de Marcos é proibido usar celular na sala de aula. Mas ele usa o seu assim mesmo.
· Os pais de Jéssica não permitem que ela diga nomes feios. Mas, quando eles estão longe, ela diz nomes feios para a irmã dela.
· O pai de Lucas não permite que ele brinque com joguinhos de magia. Seus primos insistiram muito para que ele jogasse com eles um jogo muito ruim. Ele não aceitou.
· A mãe de Carla mandou que ela secasse e guardasse a louça. Ela fez seu trabalho imediatamente.
As crianças que têm fé e obedecem a Deus e a seus pais, são as crianças que tiram nota dez e vencem a prova.

MEMORIZANDO: 
[Ler o verso na Bíblia e explicar:] O cordeiro que morreu no lugar de Isaque representava Jesus, que seria sacrificado em lugar, não só de Isaque, mas de vocês e de mim também. Deus queria que Abraão entendesse como seria o sacrifício de Jesus. Abraão sofreu muito, mas com aquela prova tão difícil ele entendeu como seria duro para Deus dar Seu único Filho para morrer pelo homem. Isaque também sofreu, mas entendeu como seria duro para Jesus morrer sobre a cruz. Mas para Deus e Jesus o sofrimento foi muito maior.[Mostrar a figura de Jesus na cruz. Dizer:] Quando Jesus estava pregado na cruz, Deus não enviou um anjo para dizer: “Pare, já basta, Jesus não precisa morrer”. Deus deixou seu filho morrer porque queria que todo menino, toda menina e mamãe e papai pudessem ter vida eterna. Quanto amor Jesus e Deus demonstraram! Abraão acreditou no que Deus falou. Ele teve fé e agradou a Deus. Para agradarmos a Deus precisamos acreditar que Jesus é o cordeiro que foi morto em nosso lugar. Para lembrarmos que precisamos acreditar, ter fé nisso, vamos agora memorizar o verso. [Ensinar o verso usando os seguintes gestos propostos na lição:]
Ora, sem fé - dizer não com os dedos; fechar os punhos.
é impossível agradar a Deus - dizer não com os braços, mostrar o céu.
Hebreus 11:6 - desabrochar uma flor e formar um livro.

CONTANDO AOS OUTROS:  
[Entregar uma pedaço da cartolina, papel cartão ou EVA marrom e uma cópia da atividade para cada criança. Elas devem primeiro colorir a figura. Avisá-las de que devem pintar o formato do altar na cor preta, para fazer o fundo das pedras. Depois, devem recortar seu pedaço de cartolina em tiras e cada tira deve ser cortada em três ou quatro “pedras”. Se achar que as crianças conseguem, pedir que arredondem os cantos das “pedras”. Passar bastante cola no altar e ir colocando as pedras para formar o altar. Demora um pouco para secar a cola. Observação: Para EVA, deve-se usar uma cola apropriada. Inspirar-se na figura abaixo para montar a atividade.]


Atividade extraída da internet em:
ovelhinhaslanudas.blogspot.com/search/label/Os%20altares%20de%20Abr%C3%A3o  


de  http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário