quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"O Arco-Íris "

OBJETIVO:  
Acreditar na aliança que Deus fez com seu povo.

VERSO DA LIÇÃO:
 Porei o Meu arco nas nuvens
 e será por sinal da Minha aliança com a Terra.” 
Gênesis 9:13.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a Atenção: Despertador, conta de luz ou água, sinete etc.; 
Lição: maquete sugerida na lição anterior, nuvens escuras, tecido azul, arco-íris; 
Memorizando: Opção  B - figuras abaixo; 
Contando aos Outros:cópia da atividade da abaixo  para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Fazer um arco-íris em isopor ou EVA ou, ainda, cartolina colada em papelão. Colar varetas ou cabos de vassoura nele (dependendo do tamanho) para poder erguê-lo. Fazer nuvens em cartolina preta.

Memorizando: Fazer três cópias ampliadas da figura abaixo em cartolina (pode ser uma  cópia por cartolina).  Pintar as cores do arco-íris (de baixo para cima, vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil, violeta). Dividir o verso em seis partes e escrevê-las nas nuvens: “Porei o Meu arco / nas nuvens / e será por sinal / da Minha aliança / com a Terra.” / Gênesis 9:13. Se for fixar na parede, colar rolinhos de fita crepe atrás de cada figura (usar a fita crepe Adelbrás, que não danifica o material, nem a parede). Se quiser fixar no  flanelógrafo, colar areia ou lixa atrás das figuras. Se as crianças forem segurar as partes, não precisa colar nada atrás.


Contando aos Outros
Fazer uma cópia da figura abaixo para cada criança.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Mostrar a conta de luz e perguntar porque a empresa de luz manda a conta. Dar tempo para as crianças responderem e depois explicar que a empresa quer nos lembrar do compromisso que temos de pagá-la; se na igreja houver uma campainha, tocar a campainha e perguntar o que ela nos lembra (que está na hora de começar o programa); fazer um despertador tocar e perguntar o que o toque do despertador quer nos lembrar (da hora de levantar). Depois, dizer:] Na lição de hoje vamos falar de um lembrete muito, muito lindo.

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Relembrar resumidamente a lição da semana anteriorDepois, dizer:] Depois que Noé entrou na arca tudo ficou normal durante sete dias. Não choveu, nem aconteceu nada. As pessoas continuavam em seus pecados e na vida normal. Eles riam ainda mais de Noé. [Contar essa parte da história com muita veemência. Desmanchando o cenário enquanto conta.] Mas no oitavo dia o céu escureceu com nuvens bem escuras. [Mostrar as nuvens.] Houve trovões e relâmpagos e a chuva começou a cair com muita força. O povo ficou apavorado! Nunca haviam visto uma coisa como aquela! Alguns perguntavam: “Será que Noé estava certo?” Além da chuva, vinha água de baixo da terra, saindo em jatos bem fortes, que derrubavam tudo!
As pessoas viram tudo ser destruído: as casa lindas, os jardins, os ídolos. [Destruir as árvores e construções do cenário.] Com a força da chuva e dos jatos de água árvores, rochas e construções eram jogados em todas as direções. A água subia e subia. As pessoas gritavam de horror! [Imitar um grito de horror] Muitos blasfemavam de Deus. Alguns foram correndo até a arca pedir socorro. Outros se agarraram a ela. Mas o balanço das ondas jogavam as pessoas para longe. Algumas pessoas se amarram em árvores enormes, pensando que conseguiriam escapar. Mas, mesmo essas árvores foram arrancadas e engolidas pelas ondas.
As  águas do dilúvio continuaram subindo  até que todas as casas, todas as florestas e todas as montanhas desapareceram. [Colocar um tecido azul sobre a maquete, com a arca em cima.] Foram quarenta dias e quarenta noites de dilúvio. Enquanto isso, a arca era sacudida pelo vento e pelas ondas fortes. Mas as pessoas fiéis que estavam protegidas. Deus enviou anjos poderosos para protegerem a arca. Ele não se esqueceu de Noé nem por um momento.
 Depois, que parou de chover, Noé e sua família esperaram muito tempo até que a água secasse. Quando tudo estava seco outra vez, Deus mandou um poderoso anjo abrir a porta da arca e Noé pode sair. Que felicidade! Depois de doze longos meses eles pisaram na terra outra vez. Os animais saíram correndo e pulando, alegres pela liberdade.
              O que vocês acham que foi a primeira coisa que Noé fez ao sair da arca? Um almoço para comemorar? Ou uma tenda para dormir? Ele não fez nada disso. A primeira coisa que Noé fez foi construir um altar e oferecer sacrifícios ao Senhor. Ele não tinha muitos cordeiros, mas ficou alegre de oferecer o melhor cordeiro a Deus. O Senhor ficou contente com a demonstração de gratidão de Noé. Depois disso, Deus fez a Noé uma promessa especial [falar com voz solene:] “Prometo que nunca mais enviarei outro dilúvio para destruir a Terra. Coloquei Meu arco-íris nas nuvens como sinal da Minha promessa.” E apareceu um lindo arco-íris no Céu. Aquilo trouxe tranqüilidade para o Noé e sua família. E até hoje, cada vez que vemos o arco-íris lembramos da maravilhosa promessa do Senhor.

 MEMORIZANDO (opção A - gestos): 
[Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e ensiná-lo, usando os gestos como estão descritos na lição:]
Porei o Meu arco nas nuvens  - com uma mão, fazer um arco no céu;
e será por sinal  - apontar para a sua cabeça;
da Minha aliança com a Terra - bater uma palma e apontar para as pessoas;
Gênesis 9:13  - desabrochar uma flor e formar um livro.

MEMORIZANDO (Opção B - visuais): 
[Pode-se fixar os visuais na parede, no flanelógrafo ou pedir que algumas crianças segurem os visuais. Recitá-lo com as crianças por três vezes. Depois, esconder uma das partes do verso e pedir que as crianças recitem-no outra vez. Em seguida, recitar o verso novamente. Continuar o processo até que o verso tenha sido memorizado.]

REVISANDO: 
[Fazer uma pergunta. Se a criança acertar, mostrar o arco-íris. Se errar, escondê-lo. Fazer o mesmo com as outras perguntas.]  

APLICANDO: 
[Dizer:] Quando as pessoas viram a chuva lembraram-se de Noé. Ficaram com vontade de ouvir a voz dele e suplicaram por mais uma oportunidade de entrar na arca. Mas eles não ouviriam mais a voz de Noé. Jesus não pode esperar para sempre as pessoas escolherem obedecer-Lhe. Ele espera e chama por muito tempo. Então Ele precisa parar e se as pessoas não obedecem estão perdidas.
Jesus nos diz: “Hoje é o dia da salvação. Se ouvirdes hoje a Minha voz nãos endureçais os vossos corações.” Endurecer o coração? Como assim? Toda vez que você desobedece à mamãe ou ao papai, você desobedece a Deus. Cada desobediência torna seu coração um pouco mais duro. Se você desobedece hoje, será mais fácil desobedecer amanhã e depois de amanhã. Finalmente seu coração fica duro como pedra. [Mostrar uma pedra ou tijolo. Deixar que as crianças a apalpem.] Quando o coração fica duro a pessoa não consegue mais escutar a voz de Jesus ou da mãe e do pai para obedecer. Ela fica perdida como o povo do tempo de Noé.
É melhor vocês escolherem obedecer a cada dia. Se vocês obedecer hoje, será mais fácil obedecer amanhã e depois de amanhã. Toda vez que você obedece seu coração se torna mais macio até se tornar mole como o barro. E fica cada vez mais fácil obedecer.[Mostrar um pouco de argila ou massa de modelar marrom ou cinza. VARIAÇÃO: Dar um pedacinho de massa de modelar para as crianças e dizer que elas têm dois minutos para moldarem alguma coisa. Depois, observar o que cada uma fez e dizer:]A massa de modelar permite que façamos o que queremos com ela. Quando você é obediente e tem o coração macio como o barro, Jesus toma seu coração e modela  um belo vaso para Ele. [Mostrar um vasinho de argila ou massa de modelar.] Jesus quer usar vocês, meninos e meninas, como ajudantes para Sua obra de salvar outros. Então, sejam obedientes, para ter um coração bem macio.

CONTANDO AOS OUTROS: 
[Entregar as cópias da atividade para cada criança. Se elas forem muito pequenas, entregar tudo recortado e ajudá-las a montar. Depois, elas devem colorir cada parte com uma cor diferente. Incentivá-las a usar sua atividade para contar a outros a história de hoje.]


de  http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário