quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"O Dia de Adoração"

OBJETIVO: 
Compreender que precisamos confessar os pecados a Deus enquanto Jesus ainda intercede por nós no Santuário Celestial.

VERSO PARA MEMORIZAR:
 “Alegrei-me quando me disseram
 vamos à casa do Senhor.”
 Salmos 122:1

Verso opcional:
 “Àquele que nos ama,
 e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,”.
 Apocalipse. 1:5.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a Atenção: gravuras de pessoas que podem ser reconhecidas por sua roupa; 
Lição: roupa do sacerdote, maquete do santuário (usada na lição anterior), adesivos vermelhos, cópia do bode e da ovelha (abaixo) ou um cordeirinho e dois bodes de brinquedo; 
Revisando: cortina de TNT em tamanho pequeno, adesivos vermelhos; 
Memorizando (verso opcional): Corações com figuras; 
Aplicando: caderno com capa preta, caderno com capa dourada, lápis, caneta, borracha; 
Contando aos Outros: cópia da atividade abaixo para cada criança.
  
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: 
Fazer uma roupa  de sacerdote para ser colocada em um boneco ou uma criança. Inspirar-se na foto abaixo.

Se não puder fazer a roupa, copiar as figuras abaixo e colori-las ou baixar uma figura colorida da internet.

Usar várias etiquetas adesivas pretas ou vermelhas (ou pintadas de preto ou vermelho) para representar o pecado.

Revisando:  
Cortar um retângulo de papelão. Usar TNT para fazer uma cortininha, presa ao papelão. Colar pedaços de adesivos coloridos, na quantidade de perguntas que serão feitas, para representar a sujeira do pecado. Obs: Pode-se usar a cortina da maquete do santuário, se for grande o suficiente.

Memorizando (verso opcional): 
Faça três corações: um escuro, um vermelho (colar nele a figura da cruz) e um branco (colar nele a figura de Jesus de braços abertos). Figuras abaixo.


Contando aos outros: 



 CONQUISTANDO A ATENÇÃO 
(até 10 minutos): Sujando e limpando. [Simular algumas atividades em que seja necessário limpar alguma coisa. Por exemplo, pintar com tinta guache (é necessário limpar a mesa, os pincéis, etc.), apontar lápis (é preciso limpar as aparas do apontador), comer usando pratos (é preciso limpar os pratos). Enfatizar que, quando alguma coisa está suja, precisamos limpá-la. Dizer que na história de hoje você vai mostrar um lugar que ficava sujo e depois precisava ser limpo.]

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Mostrar a figura de um soldado, de um marinheiro, de um gari, de um médico, astronauta, etc. a cada figura mostrada perguntar qual a profissão daquela pessoa e porque usam aquele tipo de roupa.  Conversar um pouco sobre isso e depois dizer que a história de hoje falará de alguém que também usava uma roupa especial.]

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Dizer:]  Quem são as pessoas que pregam, ensinam e cuidam da nossa igreja? O ministro, os diáconos, os professores da Escola Sabatina. Os israelitas tinham pregadores, professores, e diáconos também, mas eram chamados de levitas. O trabalho deles era cuidar do santuário. Aarão e seus filhos eram sacerdotes. Tanto os levitas quanto os sacerdotes usavam roupas especiais. Os levitas usavam uma veste branca e um turbante em sua cabeça. Aarão, o sumo sacerdote, usava uma roupa diferente dos sacerdote comuns. Uma vez por ano  ele vestia uma bela veste que tinha três partes [na figura, boneco ou criança vestida de sacerdote, mostrar parte por parte da roupa do sacerdote, enquanto explica]: um manto azul, uma veste mais curta sem  mangas e o peitoral, onde estavam doze pedras preciosas. Cada pedra tinha escrito o nome de uma tribo de Israel. As pedras sobre o peito de Aarão serviam para mostrar que ele estava carregando o povo de Israel no coração. Ele sempre pensava neles quando vinha à presença de Deus, no lugar santíssimo.
Cada manhã e cada tarde,  meninos,  meninas,  mães e pais israelitas paravam de trabalhar e brincar para adorar a Deus. Toda manhã e toda tarde eles aprendiam outra vez sobre o sacrifício de Jesus.  Quando fazemos o culto pela manhã e à tarde estamos fazendo o mesmo que eles faziam.
Vamos imaginar o que acontecia com um israelita que cometia um pecado. Pensem em um homem que tenha roubado algumas cabras do seu vizinho. Seu coração ficou manchado pelo pecado. [Colocar um pedaço de adesivo sobre o boneco ou a criança.] O que ele precisava fazer para corrigir seu erro e ficar limpo do pecado? Arrepender-se, devolver as cabras roubadas e ir ao santuário  fazer um sacrifício. Imaginem só: ele ia ao seu quintal, escolhia um cordeirinho  de um ano, sem defeito. Pegava o cordeirinho nos braços e ia até o pátio do santuário. [Levar o boneco ou criança, com o cordeirinho, até o  pátio do santuário.]
Diante do sacerdote, ele punha as mãos sobre a cabeça do cordeiro e confessava seu pecado, que era o roubo das cabras. Assim, seu pecado passava para o cordeiro. [Tirar o adesivo do boneco ou criança e colocar no cordeiro.] Depois, ele mesmo precisava matar o cordeirinho. O cordeirinho morria sem tentar fugir, só chorando. Era muito dolorido matar um bichinho tão bonzinho. Quando ele olhava o cordeirinho morto, ficava muito triste e lembrava que um dia Jesus morreria por seus pecados do mesmo jeito que aquele animalzinho. Será que o cordeiro podia tirar o pecado? Não. Mas quando o israelita sacrificava o cordeiro, mostrava que acreditava em Jesus, o Cordeiro de Deus. Ele pensava então: “O pecado custa muito caro. Meu cordeirinho teve que morrer. O Filho de Deus vai ter que morrer para pagar meu pecado. Não quero mais pecar! Com a ajuda de Deus vou ser muito cuidadoso para não pecar mais.”
Depois que e o cordeirinho  morria, o sacerdote colhia o seu sangue em uma vasilha e o oferecia no altar. Em muitos casos, o sacerdote levava uma parte do sangue para dentro do santuário e o respingava na cortina que separava o Lugar Santo, do Lugar Santíssimo, diante da arca, que continha a Lei. Assim, era como se o pecado da pessoa tivesse saído dela, passado para o cordeiro e depois para o santuário. [Fixar o adesivo na cortina do santuário, entre o lugar santo e o santíssimo.] Durante o dia, várias pessoas vinham oferecer sacrifícios. E isso se repetia durante todo o ano. [Colocar vários adesivos na cortina] Assim, a cortina do santuário ficava muito suja.  Uma vez por ano, em um dia especial, o santuário precisava ser limpo de todos aqueles pecados. Esse dia era chamado de “dia da expiação” e era uma ocasião muito, muito solene.
Todos faziam oração e jejum, pedindo que Deus os perdoasse e os lavasse de todos seus pecados.  O sumo sacerdote vestia suas belas roupas. Entre outras coisas, dois bodes eram trazidos à porta do pátio. [Mostrar dois bodes de brinquedo ou a figura do bode.] Um bode era para Deus; o outro era o bode emissário. O sumo sacerdote matava o bode para o Senhor, para pagar o preço dos pecados de todo o povo. Depois, entrava no santuário e respingava o sangue do bode sobre a arca da aliança. Lembram o que há dentro da arca? Sim, os Dez Mandamentos. Todos os pecados eram desobediência à Lei e o castigo para a desobediência era a morte. Quando o sangue era espirrado sobre a tampa da arca, o propiciatório, servia para mostrar para a Lei que o Filho de Deus viria derramar seu sangue para pagar o castigo pelo pecado de todos. 
Enquanto o sacerdote estava lá dentro, o povo ficava muito quietinho, orando, tentando lembrar se tinham confessado direitinho seus pecados, porque se não tivessem feito isso, não haveria perdão. Quando o sacerdote saía, era como se ele estivesse carregando todos os pecados que tinham sido confessados durante todo o ano. [Tirar os adesivos da cortina e colocar sobre o sacerdote.] Então, ele ia até pátio, onde estava o bode emissário e confessava os pecados do povo sobre ele, transferindo tudo para ele. [Tirar os adesivos do sacerdote e colocar sobre o bode.]Assim o santuário ficava purificado.
O bode emissário era levado por um homem para o deserto, com todos os pecados do povo. Quando terminava seu trabalho, o sumo sacerdote tirava suas roupas especiais. O santuário e o povo estavam limpos do pecado. Então o povo ficava feliz!

REVISANDO: 
[Mostrar a maquete da cortina e dizer que aquela é a cortina do santuário que está suja com os pecados do povo. Fazer as perguntas. Cada vez que acertarem,tirar um pouco da “sujeira”. Se errarem, não retirar a sujeira. As crianças precisam, acertando as perguntas, deixar a cortina limpa. Durante esta atividade, enfatizar que os pecados só eram apagados se as pessoas orassem pedindo perdão e tendo fé de que Jesus pagaria o castigo pelos pecados, morrendo na cruz, mais tarde.]
Sugestões de perguntas: 
1. Quem cuidava do santuário? Os sacerdotes: Aarão e seus filhos.
2. Quantas partes tinha a roupa do Sumo Sacerdote? Três.
3. O que estava escrito em cada pedra do peitoral? Os nomes das doze tribos de Israel.
4. De onde veio o nosso costume de fazer o culto pela manhã e à noite? Do santuário israelita.
5. O que um israelita precisava fazer quando desobedecia a um dos mandamentos?Oferecer um sacrifício.
6. Como o pecador transferia seu pecado para o cordeirinho do sacrifício? Ele confessava seu pecado sobre a cabeça do cordeiro.
7. O cordeiro podia tirar o pecado? Não. Era apenas um sinal de fé no sacrifício de Jesus.
8. Como o pecado que estava sobre o cordeiro era transferido para o santuário? O sacerdote levava o sangue do cordeiro para o santuário e o respingava na cortina, entre o santo e o santíssimo.
9. Com tantas pessoas pecando, o que acontecia com o santuário? Ficava sujo.
10. Como era chamado o dia do ano em que o santuário era limpo dos pecados? Dia da expiação.
11. O que o povo fazia no dia da expiação? Confessava seus pecados com oração e jejum.
12. Sobre que objeto do santuário o sacerdote respingava o sangue do bode para o Senhor? Sobre a arca.
13. Como o sumo sacerdote levava os pecados do santuário para o pátio?  O pecado era levado sobre o próprio sumo sacerdote e depois colocado sobre a cabeça do bode emissário.
14. Para onde era enviado o bode com todos os pecados do povo? Para o deserto.

MEMORIZANDO: 
“Alegrei-me quando me disseram
 vamos à casa do Senhor.”
Salmos 122:1
[Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo usando os gestos descritos na lição:]
Alegrei-me quando me disseram  - [sorrir e apontar o ouvido]
Vamos à casa do Senhor  - [chamar e juntar as mãos, formando um “v” ao contrário]
Salmos 122:1 -  [desabrochar uma flor e formar um livro].

Verso Opcional: 
“Àquele que nos ama, 
e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados”.
 Apocalipse 1:5.
 [Mostrar o coração escuro e falar que o pecado suja nossa coração. Mostrar o coração com a cruz e explicar que Jesus morreu pelos nossos pecados. Mostrar o coração branco e dizer que aquele que acredita no amor de Jesus em morrer para pagar o castigo do pecado e O recebe como seu Salvador fica com o coração limpo de todo pecado. Depois, recitar o verso mostrando o visual. Repetir com a classe até que tenham memorizado tudo.]

APLICANDO: 
[Dizer:] O santuário dos israelitas era apenas uma miniatura do grande santuário que existe lá no Céu. Do mesmo jeito que o sumo sacerdote entrava no santuário para pedir perdão a Deus em nome do povo, assim Jesus também está no santuário celestial, para dizer a Deus quem aceitou seu sacrifício e está perdoado.
[Mostrar o caderno com a capa dourada. Dizer:] No Céu estão os nomes de todas as pessoas e também todos os pecados que cometeram. Toda vez que pecamos, mesmo que  ninguém tenha visto e nós disfarcemos muito bem, o anjo vê e anota tudo. Quando confessamos os pecados e pedimos perdão,  acreditando que Jesus foi castigado em nosso lugar, somos perdoados. Por exemplo: uma menina cristã, chamada Maria diz um nome feio. O anjo então escreve na frente do nome dela: tal dia, tal hora, Maria disse um nome feio. [Escrever isso no caderno.] Mais tarde, Maria se arrepende e pede perdão a Deus, confiando que Jesus já foi castigado no lugar dela. Então é escrito em cima daquele pecado: PERDOADO. [Escrever PERDOADO.] No dia do juízo, que pode ser a qualquer momento, Jesus vai olhar aquele livro. Se estiver escrito PERDOADO sobre todos os pecados de Maria, Ele vai apagar todos eles do livro e Maria estará livre dos pecados para sempre. [Apagar os pecados e deixar o nome.] Mas imaginem que uma menina chamada Márcia, tenha pego uma coisa de outra pessoa e ninguém viu. [Escrever o nome Márcia e a palavra ROUBOU.] O anjo viu tudo, anotou e Deus enviou o Espírito Santo para fazê-la se arrepender. Mas ela resiste e não se arrepende, não confessa seu pecado. Diante de seu nome está registrado aquele pecado, mas não tem a palavra PERDOADO. No dia do juízo, como a palavra PERDOADO não está lá, Jesus não poderá o pecado. Maria não terá mais chance de se arrepender e seu nome será apagado do livro. [Apagar o nome de Márcia do livro.]  Por isso, precisamos nos arrepender de cada pecado, e pedir perdão a Deus por todos eles para que, quando nosso nome for passado lá no Céu, Jesus possa apagar todos os pecados de lá. [Fazer um apelo para que todas as crianças confessem seus pecados a Jesus e nunca se deitem sem antes ter a certeza de estar com o coração limpo pelo sangue de Jesus.]

Observação: 
Em cada pecado existem pelo menos dois culpados: a pessoa que o praticou e Satanás, que a tentou a praticá-lo. Jesus pagou o castigo pela nossa parte dos pecados. Quando os confessamos e aceitamos seu sacrifício em nosso lugar, nossa culpa fica paga. Mas a culpa que Satanás tem em cada pecado que cometemos, ele terá de pagar. Ele será castigado por causa dos seus pecados e dos pecados que levou outros a praticarem. Isso é simbolizado pelo bode emissário, no ritual do santuário.

CONTANDO AOS OUTROS: 
[Dar uma cópia da atividade para cada criança. Orientá-las para que cubram o pontilhado da palavra PERDOADO. Depois, borrem o coração que não confessou seu pecado e deixem em branco o coração que pediu perdão a Deus.  Elas devem contar a outros que todo o trabalho no santuário era feito para lembrar do sacrifício de Jesus  por nós.]

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário