quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"O Valor do Arrependimento"


 OBJETIVO: 
Motivar as crianças a, quando errarem, pedirem perdão a Deus e a quem tenham ofendido.

VERSO PARA MEMORIZAR: 
“Mas Ele sabe o meu caminho;
 se Ele me provasse, 
eu sairia como ouro.”
 Jó 23:10.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Lição: escolher uma das sugestões abaixo; 
Revisando: saquinho de moedas usado para contar a história; 
Aplicando: cartaz;
Contando aos Outros: caixinha decorada com coração, balas de algas, cola.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
 O cenário e os personagens podem ser feitos de diversas maneiras:
Maquete: Fazer bonecos para os personagens: José, os irmãos, Jacó, o servo de José (ver sugestões aqui). Sobre um suporte, colocar de um lado uma pequena tenda (dobrar um retângulo de papel ao meio) e, do outro lado, um palácio feito de caixinhas de papelão. Entre eles, fazer um caminho usando uma tira de papel ou tecido. Fazer saquinhos de TNT e bolinhas de papel, para representar as bagagens e os alimentos. Fazer também saquinhos menores para guardarem o “dinheiro”, que podem ser círculos de EVA amarelo. Fazer uma mesinha com caixinhas de papelão e colocarsobre ela círculos de EVA (pratos) e bolinhas de papel crepon (alimentos). O copo de prata pode ser uma tampa de tubo de pasta de dente, encapada com papel laminado prata.
Cenário com crianças: Colocar faixas na cabeça das crianças. Montar uma pequena tenda em um canto da sala e um trono do outro lado (colocar uma plaquinha com o nome “Egito”). Ter todos os itens mencionados no parágrafo acima, em tamanho compatível com as crianças.
Flanelógrafo: Confeccionar os personagens em feltro, EVA ou papel (colando areia, lixa ou feltro na parte de trás das figuras). Fazer também uma tenda, um palácio e um caminho entre eles.

Aplicando: 
Escrever cartaz com a frase: PEÇO QUE ME PERDOE.

Contando aos outros:  
Encapar a parte externa de uma caixa de fósforos (das de tamanho grande) com papelão microondulado na cor vermelha (ou outra, se quiser). Recortar um coração em cartolina, papel cartão ou EVA branco. As crianças colarão o coração na caixa e colocarão balinhas de algas marinhas dentro dela.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO
Adivinhe quem é. [Escolher uma criança para ficar sentada de costas para a turma. Com as mãos, uma das crianças deve fechar os olhos da que está sentada e dizer, mudando a voz: “adivinhe quem é”. Quando ela adivinhar quem é, sai da cadeira e a criança que foi descoberta ocupa o seu lugar. Perguntar a quem estava com os olhos fechados se achou fácil ou difícil reconhecer as pessoas apenas pela voz, principalmente com a voz sendo modificada. Dizer:] Na história de hoje, falaremos de pessoas que tiveram dificuldade em reconhecer alguém.

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Contar a história movimentando os personagens conforme a necessidade.] Durante sete anos, José construiu celeiros e encheu-os de cereais. [Colocar os cereais nos “celeiros”.] Depois disso, parou de chover e as plantinhas não cresceram mais. Em toda a Terra não havia mais comida. Só no Egito. E muitas pessoas vieram de outras regiões para comprar mantimento de José. Quando Jacó soube que havia comida no Egito, mandou seus dez filhos para comprar alimento. Chegando ao Egito os filhos de Jacó foram enviados a José. Na mesma hora que eles entraram na sala do palácio, José os reconheceu. Mas eles não o reconheceram. Como ele era o governador, seus irmãos se ajoelharam diante de José e ele se lembrou dos seus sonhos. Ele viu também que Benjamim não estava com eles. E pensou: “Será que eles se livraram de Benjamim como fizeram comigo? Será que eles mudaram ou continuam sendo maus?” Então ele disse: “De onde vieram? Vocês são espiões!” Os irmãos ficaram com muito medo e disseram: “Não, senhor. Somos de Canaã. Nosso pai teve doze filhos, mas um deles está morto. Nosso irmão mais novo ficou em casa e nós viemos para comprar mantimento.”
José aprisionou seus irmãos por três dias. Na prisão, os irmãos pediram perdão a Deus por terem vendido José. Depois de três dias, José os tirou da prisão e disse que poderiam ir para casa, mas só poderiam voltar para comprar mais mantimentos se que trouxessem Benjamim com eles. Preocupados com isso conversaram entre eles na língua hebraica, pensando que José não entenderia nada: “Deus está nos castigando por termos vendido José.”  Quando ouviu isso, José ficou muito emocionado. Ele saiu dali e chorou muito. Quando ele voltou, mandou acorrentar e prender Simeão, o irmão que mais quis matar José e o que tinha dado a ideia de vender José como escravo. 
Simeão ficou no Egito e José enviou os outros irmãos para casa. Sem que eles percebessem, colocou o dinheiro do pagamento dentro da bagagem deles. No caminho de volta, pararam para descansar. Quando abriram suas bagagens, lá estava o dinheiro. Eles ficaram com medo dos egípcios pensarem que eles eram ladrões. Como não entenderam porque o dinheiro estava na bagagem, pensaram que era um castigo de Deus.
Quando chegaram a Canaã, contaram para Jacó tudo que acontecera e que só poderiam voltar para comprar comida outra vez se levassem Benjamim com eles. Jacó não queria que isso acontecesse mas, algum tempo depois, a comida começou a acabar de novo. Judá prometeu a Jacó que traria Benjamim de volta e Jacó acabou concordando.
Chegando à presença de José os irmãos prostraram-se até o chão. José perguntou pelo pai e depois, quando viu Benjamim, ficou tão emocionado que teve que sair dali para chorar um pouco. Mais tarde voltou e ordenou que seus servos preparassem o jantar.  Então José colocou seus irmãos ao redor da mesa e mandou os servos darem cinco vezes mais comida para Benjamim que para seus irmãos. É que ele queria saber se eles continuavam ciumentos e encrenqueiros.
Depois ele fez mais um teste: mandou seu administrador colocar a sua taça de prata na bagagem de Benjamim. Os irmãos não perceberam nada e começaram a viagem de volta muito felizes. Ele viajaram só um pouquinho quando viram o administrador que vinha correndo. Estava furioso e dizia: “Porque vocês pagaram o vem com o mal? Vocês roubaram a taça de prata de meu senhor.” Eles responderam: “Nós nunca faríamos uma coisa dessas. Olhem as nossas bagagens. Que morra aquele em cuja bagagem for encontrada a taça e que os outros sejam seus servos!” Os guardas foramolhando bagagem por bagagem até que encontraram a taça na bagagem de Benjamim. Os irmãos não podiam acreditar! Como a taça foi parar ali? Eles ficaram arrasados e voltaram para a cidade. Na presença de José, eles se prostraram novamente. Ele estava furioso. Judá lhe disse que não entendia como aquilo tinha acontecido e que só podia ser castigo de Deus. Disse também que todos seriam escravos do governador. Mas José disse que só Benjamim seria servo e que os outros poderiam voltar para casa. Mas, como poderiam voltar sem Benjamim. Jacó, que estava bem velhinho, ficaria desconsolado! Judá, para salvar Benjamim, disse: “Oh, meu senhor. Por bondade, me escute. Tudo o que está acontecendo é castigo de Deus. Nosso pai ama muito Benjamim. Se ele não voltar conosco, nosso pai morrerá de tristeza. Eu prometi a ele que levaria o rapaz de volta em segurança. Agora, como aconteceu tudo isso, eu  peço-lhe que me deixe ser seu servo no lugar de Benjamim e permita que ele volte para casa com os outros.”
Vendo isso, José teve certeza de que seus irmãos estavam transformados e não quis mais esconder nada. Mandou seus servos saírem e começou a chorar, dizendo: “Eu sou José, irmão de vocês. Meu pai ainda está vivo?” Os seus irmãos não podiam nem falar, de tão surpresos. O governador do Egito era José, seu irmão?! Aquele que eles venderam como escravo?!  Na hora eles se lembraram de tudo que fizeram a ele. Eles sabiam que mereciam ser maltratados por José e que ele tinha poder para isso. Na semana que vem veremos o que José fez. Não deixem de vir.

MEMORIZANDO: 
[Dizer:] Mostrar a cartolina dourada. O ouro é um metal muito precioso. Um objeto de ouro é muito caro. A pessoa que faz a vontade de Deus é comparada com o ouro, porque é muito preciosa. José fez muitos testes com seus irmãos para saber se eles tinham mudado, se eles eram como o ouro ou se continuavam fazendo coisas erradas. Jesus sabe tudo que fazemos. E ele também nos testa para mostrarmos se já estamos mudados ou continuamos fazendo coisas erradas. Com o poder dEle, podemos sair do teste com sucesso. É o que diz o verso para memorizar desta semana. [Ler o verso na Bíblia, e ensiná-lo usando os gestos descritos na lição:]
Mas Ele sabe o meu caminho - apontar para o céu, mostrar um caminho.
Se Ele me provasse - apontar para o céu, apresentar as mãos juntas.
Eu sairia como ouro - abrir e fechar as mãos, refletindo um brilho.
Jó 23:10 - desabrochar uma flor e formar um livro.

REVISANDO
[Passar o saquinho de moedas (usado para contar histórias) de mão em mão, enquanto canta um corinho de costas para a turma. Sem olhar com quem está o saquinho, interromper o cântico. Quem estiver com o saquinho deve responder uma pergunta da lição (abaixo). Repetir o processo até terminar as perguntas.]

Sugestões de perguntas:
O que José fez durante os sete anos de fartura? Construiu celeiros e armazenou alimentos.
Quem veio comprar mantimentos de José? Os irmãos de José.
Por que José quis saber onde Benjamim estava? Porque ele queria saber se não haviam se livrado de Benjamim também.
Como José tratou seus irmãos? Tratou-os como espiões.
Por que José mandou aprisionar Simeão? Porque Simeão foi aquele que desejou matar José e, mais tarde, vendê-lo como escravo.
Quem voltou com os irmãos para o Egito? Benjamim.
Quantas porções de comida Benjamim recebeu? Cinco.
Por que José deu mais comida para Benjamim? Para ver se os irmãos ainda eram ciumentos.
O que José colocou na bagagem de seus irmãos? Sua taça de prata.
Com quem estava a taça de prata? Com Benjamim.
Quem José escolheu para ser seu servo o resto da vida? Benjamim.
Quem quis salvar Benjamim? Judá.
Os irmãos de José estavam diferentes ou ainda eram maus? Estavam diferentes.
Por que os irmãos de José ficaram com medo dele?  Porque pensavam que ele iria se vingar.

APLICANDO: 
[Dizer:] Os irmãos de José viram como o pai deles ficou triste com a perda de José. Mas, mesmo com a consciência pesada, não tiveram coragem de contar a verdade ao pai. Cada vez que uma coisa ruim acontecia com eles, pensavam que Deus os estava castigando. Deus ainda nos ama mesmo quando fazemos algo errado. Por isso, Deus queria muito ajudar aos irmãos culpados. Ele queria vê-los felizes. Na Bíblia, Deus nos conta o que devemos fazer quando estamos com a consciência pesada. [Ler 1 João 1:9 e perguntar.] O que devemos fazer? E o que Deus fará?
Os irmãos de José precisavam dizer algo para o pai deles e também para Deus. Vocês sabem o que era? [Mostrar uma folha de papel com as palavras: PEÇO QUE ME PERDOE.] Finalmente, depois de sofreram duras conseqüências por sua desobediência os irmãos de José se arrependeram e mudaram de atitude.
Vou dizer algumas situações. Vocês devem me dizer o que deve ser aprendido nestas situações. [Quando perguntar o que o personagem deve dizer a Deus, dar tempo para as respostas e depois mostrar o cartaz com a frase “peço que me perdoe”.]
1) Joel desobedeceu à mamãe e queimou-se ao brincar com fogo. Suas mãos ficaram cheias de bolhas
e doendo muito. O que ele deve dizer a Deus e à mamãe? [Peço que me perdoe.] Como ele pode mostrar que mudou? [Não brincando mais com fogo.]
2) Miriam afastou-se da mãe durante as compras em uma loja e ficou muito tempo perdida e chorando, até que um funcionário a encontrou. O que ela deve dizer a Deus e à mamãe? [Peço que me perdoe.] Como pode mostrar que mudou? [Não se afastando mais da mãe.]
3) Suzana pegou o dinheiro de sua irmã para comprar doces e balas. O que ela deve dizer a Deus e à irmã? [Peço que me perdoe.] Como pode mostrar que mudou?[Devolvendo o dinheiro e não fazendo
mais isso.]
4) Carlos zombou muito de um menino por ser baixinho. Mais tarde perdeu o dinheiro do lanche e o único que dividiu o lanche com ele foi o colega baixinho. O que ele deve dizer a Deus e ao amigo? [Peço que me perdoe.] Como ele pode mostrar que mudou?[Respeitando e tratando bem todas as pessoas.] Em todas essas situações e em muitas outras, devemos aprender as lições e deixar que Jesus transforme o nosso coração desobediente em um coração obediente, para que sejamos como ouro. [Lembrar o verso para memorizar.]

CONTANDO AOS OUTROS: 
[Entregar a caixinha já encapada com papelão micro ondulado e o coração já recortado. Ajudar as crianças a colarem o coração na caixa e a colocarem balinhas de  algas marinhas dentro da caixinha. Explicar que eles devem entregar a caixinha a alguém que eles tenham ofendido, para pedir perdão. Se não ofenderam ninguém podem dar ao papai e à mamãe, dizendo o quando os ama. Dar, também, algumas balinhas para as crianças usarem elas mesmas.]

de  http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário