sábado, 3 de outubro de 2015

"Tempo de Reconstrução"


"Eu, uma rainha?"

"...Deus disse: 
Eu nunca os deixarei
e jamais os abandonarei."
Hebreus 13: 5


          O livro de Ester é um exemplo da divina orientação e cuidado de Deus sobre nossa vida. A soberania e o poder de Deus são vistos em toda extensão deste livro. Embora possamos questionar certas circunstâncias em nossa vida, precisamos ter fé que Deus está no controle, trabalhando tanto através dos momentos bons quanto dos maus momentos para que possamos servi-lo de forma efetiva.( Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal, pág. 685 )





"Deus cuida de mim"

"...Deus disse: 
Eu nunca os deixarei
e jamais os abandonarei."
Hebreus 13: 5


          O livro de Ester relata as circunstâncias e fatos essenciais para a sobrevivência do povo de Deus na Pérsia. Essas 'circunstâncias' não foram resultado do acaso, mas do grande desígnio de Deus. Deus é soberano sobre cada área da vida (Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal, pág. 685 ).
          São tantos os cuidados de Deus na nossa vida! Não somos capazes de agradecer a Ele   por todos os seus cuidados porque muitos não são percebidos. A Palavra de Deus nos diz que Ele "trabalha para aquele que n'Ele espera" Isaías 64: 4. Por isso espera no Senhor, "confia n'Ele e o mais Ele fará." Salmo 37: 5.





"Correndo perigo"

"Sabemos que todas as coisas
cooperam para o bem
daqueles que amam a Deus, 
daqueles que são chamados 
segundo o seu propósito."
Romanos 8: 28


          Rasgar as roupas e vestir-se com pano de saco (uma roupa tosca, geralmente feita de pelo de bode) e cinza era um sinal de profunda tristeza por algum desastre pessoal ou nacional. (Bíblia de Estudo Plenitude, pág. 503). 



"Deus tem um plano para mim"

"Sabemos que todas as coisas
cooperam para o bem
daqueles que amam a Deus, 
daqueles que são chamados 
segundo o seu propósito."
Romanos 8: 28


          Mardoqueu recusou-se a curvar-se perante Hamã. Os judeus algumas vezes se curvavam para as autoridades governamentais, como sinal de respeito (Gênesis 23: 7; I Samuel 24: 8), mas os ancestrais de Hamã eram inimigos antigos do judeus. Israel havia recebido a ordem de Deus para destruir os amalequitas e apagar 'a memória de Amaleque de debaixo do céu' ( Deuteronômio 25: 17 a 19; Êxodo 17: 6 ). Mardoqueu não se curvaria diante do maligno Hamã e, através desse ato reconhecê-lo com um deus. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,pág. 689, 690). Em algumaos versões pode-se encontrar "Mordecai" em lugar de "Mardoqueu".   


"Que inimigo orgulhoso!"

"Deus é contra os orgulhosos,
mas é bondoso com os humildes."
I Pedro 5: 5


          A família e os amigos de Hamã, que eram tão arrogantes quanto ele, sugeriram que a forca tivesse 22 metros de altura, provavelmente construída nos muros da cidade ou em algum prédio alto. Eles queriam ter certeza de que todas as pessoas da cidade poderiam ver a morte de Mardoqueu e ser lembradas das terríveis consequências de desobedecer a Hamã. Ironicamente, essa mesma forca construída no alto permitiu que todos vissem a morte de Hamã. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, pág. 693 )
          Seja humilde na sua igreja, no seu trabalho, na sua casa, certo de que Deus o ajudará.

                                      Resultado da Humildade e do orgulho, segundo Provérbios.
                             
                       Humildade                                                    Orgulho

          Conduz à sabedoria                                       Conduz à desgraça - 11.2
          Toma conselho                                               Produz discussões - 13.10
          Conduz à honra - 15.33                                 Conduz ao castigo - 16.5
                                            Conduz à destruição - 18.18
          Termina em honra                                          Termina em queda - 18. 12
          Traz honra                                                      Traz humilhação - 20.23  
       
          O texto de Provérbios é direto e forte: rejeite o orgulho! A altivez encabeça a lista de sete coisas que Deus odeia (6: 16 e 17). Os resultados prejudiciais do orgulho são constantemente contrastados com a humildade e seus benefícios. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, pág. 854).    


"Orgulho? Tô fora!"

"Deus é contra os orgulhosos,
mas é bondoso com os humildes."
I Pedro 5: 5






"De volta para a Terra"

"Pois o Senhor Altíssimo é tremendo,
é o grande rei de toda a Terra."
Salmo 47: 2


          Ciro não foi um grande conquistador, mas um sábio governador, que procurou, tanto quanto possível identificar-se com os sentimentos das várias nações que ele havia subjugado. Tanto os judeus como os babilônios viviam satisfeitos sob o seu domínio. Ele decretou que fosse reedificado o tempo de Jerusalém ( II Crônicas 36: 23; Esdras 1: 2; 4: 3; 5: 13 ); que voltassem para Jerusalém os vasos da casa do Senhor que Nabucodonosor tinha levado (Esdras 1: 7); e permitiu que fossem levadas do Líbano e de Jope madeiras de cedro (Esdras 3: 7). No livro de Isaías, é Ciro reconhecido como pastor do Senhor (Isaías 44: 28), e como um rei ungido (Isaías 45: 1). ( Dicionários Bíblico Universal, pág 94). 





"Deus controla tudo"

"Pois o Senhor Altíssimo é tremendo,
é o grande rei de toda a Terra."
Salmo 47: 2



"Esdras e uma grande missão"

"Arrependei-vos, 
pois,
e convertei-vos
para serem cancelados o vossos pecados."
Atos 3: 9

 

          Esdras 7: 10. Perceba a semelhança entre Esdras e o professor de escola bíblica. Assim como Esdras, o professor tem o privilégio e a responsabilidade de ensinar a Palavra de Deus. Entretanto, com esse versículo aprendemos que o ensino só será eficaz se o professor tiver o coração disposto a buscar e obedecer à Palavra. Perceba que a disposição do coração de Esdras seguia uma ordem que fica clara na disposição dos verbos: buscar,cumprir e ensinar.

"Arrependa-se!"

"Arrependei-vos, 
pois,
e convertei-vos
para serem cancelados o vossos pecados."
Atos 3: 9



"Um grande desafio para Neemias"

"Assim edificamos o muro...
porque o povo tinha ânimo para trabalhar."
Neemias 4: 6


          Quando Neemias foi para Jerusalém, em 444 a.C., Esdras já estava ali havia 14 anos. Mas Esdras era um sacerdote, que ensinava religião ao povo. Neemias, entretanto, veio como governador civil, com autoridade da parte do rei da Pérsia para reconstruir os muros de Jerusalém e fazer dela uma cidade fortificada, tal como tinha sido. A essa altura os judeus já estavam de volta à pátria havia quase cem anos, mas pouco progresso havia feito além de reconstruir o Templo - aliás, bastante insignificante; isso porque, todas as vezes que começavam a levantar os muros, seus vizinhos mais poderosos os faziam parar por meio de intimidação ou com ordens obtidas da corte persa por meio de intrígas.(Manual Bíblico Halley, pág. 242).





"Vou ajudar"

"Assim edificamos o muro...
porque o povo tinha ânimo para trabalhar."
Neemias 4: 6




"Quantos inimigos!"

"...Agora,
pois,
ó Deus,
fortalece as minhas mãos."
Neemias 6: 9



"Vou orar"

"...Agora,
pois,
ó Deus,
fortalece as minhas mãos."
Neemias 6: 9


          É importante incluir homens, (adolescentes, jovens e adultos) no ministério infantil. Eles serão referencial masculino para os meninos. Proporcione a participação de outras pessoas em sua aula com maneira de propagar o trabalho sublime com as crianças e formar novos professores.
          "Um líder não consegue levar seus liderados
além do ponto que ele mesmo chegou."
John Maxwell
          Neemias foi um líder que levou seu povo a reconstruir os muros e a vida espiritual porque confiou em Deus e buscou a ajuda do Senhor por meio da oração. Por isso ele e o povo perseveraram nos momentos mais difíceis. Seja exemplo de oração e perseverança para que seus alunos o imitem. 





"Aula superlegal!"

"Bendito o homem que confia no Senhor
e cuja esperança é o Senhor."
Jeremias 17: 7


          Para celebrar o livramento do povo, os dias 14 e 5 de adar se tornaram dias festivos que seriam observados     todos os anos, precedidos de jejum no dia 13. Até hoje os judeus celebram o Purim, lendo em voz alta o livro de Ester e recordando muitos outros milagres recentes de livramento. (Manual Bíblico SBB, pág. 343).


Livro de Atividades














Anexo do Professor




















Cânticos e Partituras









Caderno Complementar










































Revista do Aluno



































Nenhum comentário:

Postar um comentário