segunda-feira, 12 de outubro de 2015

* "Um primo ciumento"

OBJETIVO:
Mostrar que precisamos vencer a inveja e a fofoca.

VERSO PARA MEMORIZAR:
“Não tenha em seu coração inveja dos pecadores.” 
Provérbios 23:7.
Verso opcional:  
“Pois, 
onde há inveja [...],
aí há confusão
 e toda espécie de coisas ruins.” 
Tiago 3:16. 
(Esse verso, embora seja mais difícil, combina bem com a história, pois Coré não teve inveja dos  ímpios, mas dos servos de Deus.)

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Lição: lanternabolas de papel celofane vermelho, visuais sugeridos abaixo; 
Revisando: biscoitos em forma de palitos; 
Contando aos Outros: Opção 1: cópias da atividade abaixo, lápis de cor; Opção 2: palitos de sorvete, flores e folhas artificiais ou de papel, cola.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: 
Abaixo, oferecermos duas opções de maquete e uma de cenário grande. Escolher a que melhor se adaptar à realidade da sala.

(Opção 1) Maquete: 
Sobre a mesa, colocar uma placa de isopor com a maquete do santuário e muitas tendinhas de papel em volta dela. Os personagens podem ser feitos de silhuetas coladas em palitos (aqui). Fazer silhuetas diferentes para Moisés, Aarão, Coré, Datã e Abirã. Para os 250 príncipes, colar as silhuetas em prendedores de roupa e prendê-los em uma régua. Fazer muitas outras silhuetas em palitos para serem o povo. Espetar as silhuetas no isopor e movimentá-las enquanto conta a história.
Para fazer a terra engolir as tendas de Coré, Datã e Abirã, cortar um pedaço do isopor e colocar uma caixa de sapatos embaixo do buraco. Apoiar o isopor sobre outras caixas da mesma altura, para que ele fique firme. Encaixar o pedaço de isopor sobre o buraco de novo e colocar três tendas sobre ele. Quando a terra for engolir as tendas, desencaixar o isopor, derrubar as tendas dentro do buraco e fechá-lo de novo. É bom treinar isso antes, para não ter problemas na hora.

(Opção 2) Cenário grande: 
Colocar faixas na cabeça das crianças para serem os israelitas. Vestir uma criança com a roupa de sacerdote, para ser Aarão, e outra com uma túnica, para ser Moisés. Fazer várias tendas usando cadeiras e tecidos. Ter um tecido grande para cobrir as crianças quando a terra “engolir” Coré, Datã e Abirã.

Bastões: 
Providenciar treze varas secas e, usando canetinha, escrever em cada uma o nome de uma das doze tribos. Em uma delas, colar folhas e flores brancas de papel ou de plástico (se possível, colar algumas amêndoas também). Esconder essa vara e deixar todas as outras próximas ao santuário. Obs.: Se for usar a maquete pequena, as varas podem ser palitos de sorvete.

Contando aos outros: 
Fazer uma cópia da atividade abaixo para cada criança.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Chamar duas crianças e falar aos seus ouvidos, como um segredo, que  um prato sujo atrás da porta (ou embaixo da mesa) e que elas devem contar bem baixinho para mais duas crianças, pedindo que as outras
contem para mais duas crianças e assim por diante. Depois que tudo terminar, deixar que olhem atrás da porta ou embaixo da mesa e descubram que não há nada. Depois, explicar como funciona uma fofoca e como uma mentira contada como se fosse segredo pode fazer a gente acreditar em algo que não é verdade. Depois, falar
que na história de hoje haverá uma fofoca terrível.]

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Ajustar a história ao tipo de material escolhido para contá-la. Lembrar que alguns momentos dessa história devem ser contados com bastante emoção.]
Moisés e Aarão tinham um primo chamado Coré. [Mostrar os personagens.]Ele era um levita que ajudava no santuário. Coré tinha muitos ciúmes de seus primos e começou a pensar mal deles. Pensava assim: “Não é justo que só Aarão e seus filhos sejam sacerdotes. Eu sou da mesma família. Por que não posso ser sacerdote também?”
No começo Coré não falou nada para ninguém. Mas, mais tarde começou a falar com Datã e Abirã. [Mostrar Datã e Abirã.] Estes homens eram líderes da tribo de Rubem. Juntos os três começaram a espalhar mentiras e mais mentiras. Logo 250 príncipes ficaram sabendo dessas mentiras e as contaram para outros. [Mostrar o povo.] E, quando muita gente já estava sabendo, começou uma grande rebelião. Com isso, Coré e seus amigos tiveram coragem de falar abertamente o que pensavam contra Moisés e Aarão [aproximar os personagens de Coré e seus amigos de Moisés e Aarão]: “Vocês tomam muitos encargos sobre si. Todo o povo é santo.” Coré elogiava muito o povo e dizia que Moisés e Aarão eram os causadores dos problemas. E isso não era verdade. Era sempre o povo que pecava contra Deus e se queixava contra Moisés.
Moisés ficou muito triste quando descobriu o que Coré estava fazendo. Ajoelhou-se com o rosto em terra e pediu socorro ao Senhor. [O personagem de Moisés deve prostrar-se.] Depois de falar com Deus e contar-lhe seus problemas, Moisés ficou mais calmo e forte. Então foi falar aos rebeldes. Ele disse [fazer voz solene]: “Amanhã Deus mostrará quem pertence a Ele e quem é santo.”  Moisés falou com Coré e seus amigos para pegarem seus incensários e colocarem  fogo e incenso neles. Deviam levá-los perante o Senhor no pátio. Depois Moisés disse a seu primo: “Você achou pouco Deus escolher você para ser um levita, um ministro especial e queria ser sacerdote também?” Moisés chamou Datã e Abirã para falar com eles nas eles não quiseram vir e continuaram a falar mal de Moisés.
Na manhã seguinte Coré e seus 250 príncipes foram ao pátio com seus incensários. Muitas pessoas que ouviram as mentiras de Coré estavam olhando de longe. De repente a glória de Deus foi vista acima do tabernáculo. [Iluminar o tabernáculo com uma lanterna.] Deus disse a Moisés e Aarão: “Separem-se deste povo para que Eu os destrua num momento.” Moisés e Aarão amavam o povo e não queriam que fosse destruído. Ajoelharam-se com o rosto em terra e rogaram a Deus: “Não destruas todo o povo por causa de um homem desobediente.” Que paciência Moisés e Aarão tinham!
Enquanto Moisés estava falando com Deus, Coré foi para a sua tenda. Datã e Abirã também ficaram na porta das tendas deles, cada qual com sua família. [Movimentar os personagens para suas tendas.] Moisés foi até perto deles para dar um último aviso. Muitos israelitas seguiram Moisés para ver o que ia acontecer em seguida. Moisés falou para as pessoas: “Saiam de perto das tendas destes homens ímpios e não toquem em nada que seja deles. Se vocês não obedecerem, serão destruídos junto com eles.” Será que aqueles homens podiam se arrepender e ser salvos? Podiam sim. Eles só precisavam pedir perdão. Mas eles ficaram parados às portas de suas tendas e nem se moveram.
Moisés deu um último aviso: “Se estes rebeldes morrerem de modo comum, então Deus não me enviou. Mas se Deus abrir a terra e ela os engolir rapidamente, então vocês saberão que estes homens pecaram contra Deus.” Logo que Moisés acabou de falar a terra abriu uma grande boca, igual à boca de um leão furioso e engoliu vivos Coré, Datã e Abirã, sua famílias e tudo que era deles e se fechou de novo. [Se estiver usando as silhuetas, abrir a caixa, “engolir” os personagens e fechar de novo. Se estiver usando as crianças, dobrar o tecido sobre elas.] Quando os israelitas viram aquilo começaram a correr gritando de medo, pensando que seriam engolidos também. E o que aconteceu com os 250 príncipes que estava no pátio? Deus enviou fogo e os destruiu. [Jogar bolas de papel celofane vermelho sobre os personagens.]Este foi o fim de Coré e seus amigos.
Vocês acham que os israelitas que deram ouvidos a Coré e seus amigos estavam arrependidos por pecarem contra Deus? Naquele noite eles correram para sua tendas com medo, mas não arrependidos. [Colocar vários “israelitas” dentro das suas tendas.] Coré havia elogiado muito o povo, dizendo que eles eram santos. Os amigos de Coré acreditavam que eram santos e que Moisés é que estava contra eles.
Na manhã seguinte, bem cedo, eles foram se queixar outra vez contra Moisés e Aarão.[Tirar os “israelitas” das tendas e colocá-los diante de Moisés e Aarão.] Diziam: “Vocês mataram o povo do Senhor.” Vocês acreditam numa coisa dessas? Eles viram a terra engolir Coré, Datã e Abirã e no dia seguinte estavam com pena daqueles rebeldes! Deus viu tudo isso acontecer e  disse a Moises para afastar-se do povo porque iria destruí-lo. De novo Moisés e Aarão se ajoelharam e pediram que Deus não destruísse o povo. [Os personagens de Moisés e Aarão devem prostar-se.] Enquanto Moisés estava orando, Aarão tomou seu incensário e começou a andar apressadamente no meio do acampamento porque já havia começado uma praga e muitos estavam morrendo. [Deitar vários israelitas, como se estivessem morrendo.] Era o castigo de Deus para aqueles israelitas desobedientes e malcriados. Mas, enquanto Moisés orava e Aarão oferecia incenso, a praga cessou. Quatorze mil pessoas morreram. [Deitar várias silhuetas.]
Depois disso, para acabar de uma vez por todas com as dúvidas, Moisés, por ordem de Deus, pediu a cada tribo que trouxesse um bastão para o tabernáculo, com o nome da tribo escrito nele. [Mostrar as doze varas com os nomes escritos.] No bastão da tribo de Levi o Senhor mandou escrever o nome de Aarão. Deus disse a Moisés: “O bastão do homem a quem Eu escolher para ser o sacerdote florescerá amanhã.” Cada tribo deu seu bastão a Moisés. Todos foram dormir. [Apagar a luz da sala, ou escurecê-la com uma cortina. Pedir às crianças que fechem os olhos como se fossem os israelitas que estavam dormindo. Enquanto isso, trocar o bastão seco de Aarão pelo bastão florescido.] No outro dia, quando os israelitas acordaram foram correndo ao santuário, ver o que tinha acontecido. Será que Aarão ainda seria o sacerdote? Todos estavam curiosos para ver qual bastão havia florescido. Então Moisés foi examinar os bastões. Todos pareciam iguais, menos um.
[Mostrar o bastão florescido.] Moisés pegou aquele bastão especial. Ele estava com brotos, flores e amêndoas. De quem era aquele bastão? De Aarão! Deus havia escolhido Aarão e seus filhos para serem os sacerdotes. O bastão de Aarão foi colocado na arca no lugar santíssimo para lembrar que não devemos nos queixar contra os ministros do Senhor. Com este último milagre, finalmente o povo se arrependeu e não reclamou mais de Aarão ser o sacerdote.
 
MEMORIZANDO: 
[Escolher entre o verso da lição e o verso opcional. Dizer:] Onde há inveja sempre há brigas e confusões, com pessoas magoadas, tristes e com raiva. Por isso, não podemos deixar a inveja entrar em nosso coração. É isso que a Bíblia diz.[Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo fazendo os gestos como estão descritos na lição:]
Verso da lição:
Não tenha em seu coração - [negar e mostrar o seu coração]
inveja dos pecadores - [rosto de triste, polegar direito para baixo]
Provérbios 23:7 - [desabrochar uma flor e formar um livro]
Verso Opcional: [Recitar o verso com as crianças fazendo os seguintes gestos:]
Pois, onde há inveja  [rosto com expressão de  raiva.]
Aí há confusão e toda espécie de coisas ruins - [mãos fechadas, girando uma sobre a outra.]
Tiago 3:16 - [mãos juntas, abrindo-se como um livro.]

REVISANDO: 
[Fazer um círculo com as crianças. Dar um dos bastões usados na lição para uma delas, virar de costas e cantar um corinho. Enquanto isso, as crianças devem passar o bastão de mão em mão. Parar de cantar e virar-se rapidamente para o grupo. Quem estiver com a vara deve responder a uma pergunta (abaixo). Se acertar, ganha um biscoito em forma de palitoRepetir o processo até acabarem as perguntas. ] 

1. Quem tinha ciúmes de Moisés e Aarão? Coré.
2. Por que Coré tinha ciúmes de Moisés e Aarão? Porque eles eram os líderes do povo e ele não.
3. O que Moisés fez quando soube das mentiras de Coré? Ficou triste e foi falar com Deus.
4. Como Moisés se sentiu depois de falar com Deus? Em paz e fortalecido.
5. Como Deus destruiu Coré, Datã e Abirã? A terra abriu a sua boca e os engoliu.
6. Por que os israelitas se queixaram outra vez contra Moisés e Aarão? Porque temiam a Deus.
7. Como Deus castigou os que se revoltaram outra vez? Com uma praga.
8. Que Moisés e Aarão fizeram para acabar com a praga? Oraram e ofereceram incenso.
9. Que milagre Deus realizou para mostrar ao povo que deviam respeitar Aarão, o sumo sacerdote? Fez florescer uma vara seca.

APLICANDO: 
[Mostrar um coração sujo e dizer que a inveja e a fofoca são pecados terríveis, que sujam o coração. Mostrar um coração limpo e dizer:] Aqueles que recebem a Jesus como Salvador ficam com o coração limpo de todo pecado. Coré e os outros rebeldes estavam com o coração sujo pelo pecado. Moisés e Aarão estavam com o coração limpo e por isso fizeram oração pedindo que Deus não destruísse o povo. Coré e seus seguidores tinham inveja. Moisés e Aarão tinham amor. Vou falar de algumas situações. Se o que eu mencionar for sobre um coração sujo, digam “coração sujo”. Se for sobre um coração limpo, digam “coração limpo”.

a) Joana não gosta de Manuela porque ela está sempre bem vestida. Joana faz comentários maldosos sobre Manuela para as outras colegas. [Coração sujo.]
 b)     Marcos percebe que Jorge sempre está procurando atrapalhá-lo. Mesmo assim, Marcos procura ser gentil e prestativo com Jorge. [Coração limpo.]
c)     Alguns garotos estão sempre falando mal do pastor e de sua família. De tanto dar atenção  a esses comentários, Mariana já perdeu o respeito pelo pastor.[Coração sujo.]
d)     Sempre depois do culto a família de Beatriz conversa sobre o sermão e procura defeitos no pastor e na pregação. [Coração sujo.]
e) Eduardo sabe que os pastores às vezes podem errar, mas que são os líderes que Deus escolheu para ele. Por isso, trata-os com muito respeito e tenta ajudá-los no que for possível. [Coração limpo.] [Falar outras situações mais, se desejar.]

CONTANDO AOS OUTROS:

Opção 1: [Dar um palito de sorvete para cada criança e deixar que colem flores de papel nele. Depois, devem usá-lo para contarem a outros sobre a história de hoje.]

Opção 2:  [Dar uma cópia da atividade  para cada uma criança, seguindo as instruções na mesma.]

PARA REFLETIR:
A inveja não é querer o que o outro tem (isso é cobiça), mas querer que ele não tenha. 
Essa é a tragédia do invejoso.

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário