terça-feira, 8 de março de 2016

* "O JUMENTINHO"

TEATRO/FANTOCHE 



PERSONAGENS:
- O jumento no qual Jesus estava montado quando realizou a entrada triunfal em Jerusalém, pouco antes da crucificação;
- A mãe do jumento;
- Dois ou três fantoches vestidos com roupas que caracterizem que são da época de Jesus.


CENÁRIO:
- Nas partes em que o jumento conversa com sua mãe, é um campo; quando ele entra na cidade, se for possível, mudar o cenário para o de casas e ruas, mas do tempo de Cristo.


ROTEIRO:
(O jumentinho entra cantando uma música infantil, saltitante e contente. Ele cavalga de um lado para o outro. Entra a mãe dele)

Mãe: Nossa, meu filho, mas que felicidade!

Jumentinho: Ora, mamãe, a senhora não viu? Hoje, mais cedo, quando eu e a senhora entramos na cidade de Jerusalém, a grande cidade de Jerusalém, eu fui aplaudido. A multidão gritava alegre, estendia seus mantos pelo chão... Todos estavam contentes com minha presença.

Mãe: Mas, meu filho, você não estava sozinho.

Jumentinho: Claro que não, mamãe. Eu estava levando Jesus, aquele senhor famoso.

Mãe: Filho, eu tive uma idéia. Que tal você voltar sozinho a Jerusalém?

Jumentinho: Sozinho?

Mãe: É, sozinho.

Jumentinho: Sem problema! Agora eu sou famoso em Jerusalém. Lá, todos me conhecem.

Mãe: Eu fico aguardando sua volta aqui.

(O Jumentinho sai para um lado, e a mãe para o outro. Muda o cenário de campo para a cidade. O Jumentinho entra novamente cantando. De vários lados do palco entram os moradores da cidade, que ao passarem pelo Jumentinho, dizem pra ele sair do meio, tacam pedra, enfim, maltratam o animal. Ele para de cantar e sai correndo. Os moradores saem. Quando não houver mais ninguém, volta o cenário para o anterior, de campo. O Jumentinho entra triste e cabisbaixo, sem cantar. Em seguida sua mãe entra do outro lado).

Mãe (com ar de preocupação): Meu filho, o que houve?

Jumentinho (com voz triste): Estou triste, pois nada de bom aconteceu comigo. Nem palmas, nem mantos, nem honra... Só apanhei, fui xingado e maltratado. Eles não me reconheceram, mamãe... (Indignado) Porque isso aconteceu comigo? 

Mãe (com ar de sabedoria): - Meu filho querido, porque sem Jesus, você é só um jumento.
(Ambos saem).

Fonte: http://poramorascriancas.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário