quinta-feira, 5 de maio de 2016

* "HERÓIS DA FÉ: ABRAÃO E SARA DECIDEM CRER EM DEUS!"

Sementinha Kids

Ministério Boa Semente – Igreja em Células

Série de Estudos: Heróis da Fé

LIÇÃO 6: HERÓIS DA FÉ: ABRAÃO E SARA DECIDEM CRER EM DEUS!

PRINCIPIO ESPIRITUAL: Devemos ter fé em Deus, Ele cumpre Suas promessas. Abraão creu, ainda que parecesse impossível aos olhos dos homens.

Base Bíblica: Gênesis 18: 1-5 e 21: 1-8 – Hebreus 11: 11-12 – Filipenses 4: 6 –

Texto para decorar:

 ”Existe alguma coisa impossível para o Senhor?”

 Gênesis 18: 14

QUEBRA-GELO:

Hoje vamos falar sobre uma emoção que todos nós já experimentamos muitas vezes. Vamos falar sobre a PREOCUPAÇÃO.

O que você acha que é ficar preocupado? (Permitir Comentários)

O que acontece conosco quando estamos preocupados? (Permitir Comentários)

Preocupar-se é acreditar que as coisas vão dar errado ou que algo feio vai acontecer antes que aconteça. Estar preocupado é estar ansioso porque acreditamos que algo ruim vai acontecer ou porque NÃO acreditamos que o que queremos ou esperamos será cumprido.

Como você acha que é o rosto de uma pessoa que está preocupada? (Permitir respostas)

Olhem os rostos que trouxe. (Mostrar o rosto preocupado) O que este rosto expressa? Sim, está preocupado.

Alguma vez você já se preocupou por alguma situação? Alguma vez ficou com o rostinho cheio de preocupação como este? Por qual motivo você ficou preocupado?

E este outro rosto? (Mostre o rosto alegre) Sim, ele mostra um rosto cheio de fé e alegria.

Eu vou ler vários exemplos de momentos que as pessoas vivem e vocês me dirão que rostinho tem as pessoas nessas situações.  (na medida que as crianças falarem mostre os rostinhos de preocupação ou de Fé e confiança.

  • Eu não estudei o suficiente, acho que vou tirar uma nota ruim no teste.

  • Há um garoto grande na escola que me bate e faz a minha vida miserável! Eu não sei o que fazer!

  • Meu pai está doente, mas confio que Deus vai cura-lo!

  • Acho que meu pai vai mudar de emprego e nós teremos que morar em outra cidade. Vai ser muito difícil para mim.

  • Tirei uma nota ruim, mas vou estudar muito e levantar a nota!

  • Meu irmão pega todos os meus brinquedos, mas eu tenho que aprender a compartilhar e ser generoso, então eu empresto os meus brinquedos.

  • Eu sinto que meu professor não gosta de mim, ele grita muito pra mim, não sei se vou passar de ano!

  • Eu tenho que ir ao dentista mas tenho muito medo de sentir dor.

  • Faltam poucos dias para o acampamento da igreja e, embora meus pais não tenham dinheiro acredito que Deus vai me ajudar a consegui-lo, estou orando por isso.

  • Eu ouvi meus pais gritando e brigando. O que acontece com eles?

  • O professor pediu para trazer alguns materiais escolares e eu sei que os meus pais não tem dinheiro para comprar.

  • Meu pai me prometeu um jogo, mas não acredito que ele me de porque tem varios dias que me prometeu e nada.

  • Às vezes eu penso sobre a morte e isso me assusta.

Agora eu quero ouvir algumas coisas que preocupam ou já preocuparam você. (Permitir Comentários)

 HORA SA PALAVRA:

Abraão e Sara estavam preocupados, eles estavam esperando há anos que  Deus cumprisse a promessa de dar-lhes um filho. Eles  já estavam muito velhos e tinham chegado a uma idade em que era impossível ter filhos. Vejamos como eles agiram e que decisão tomaram em meio a uma grande preocupação.

  Fazia muitos anos desde que Abraão e Sara deixaram seu país para viver na terra prometida de Canaã. Abraão tinha quase 100 anos de idade e Sara tinha 90!

Um dia Abraão estava lembrando de todas as vezes que o Senhor tinha feito a promessa a respeito da sua descendência. Lembrou-se dos vários lugares onde viveu e de todas as vezes que Deus tinha repetido esta magnífica promessa.

” “Não tenha medo, Abrão!  Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!”. “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. “Assim será a sua descendência”.

Ele também se lembrava de como Sara tentou ajudar a Deus no cumprimento da promesa de ter um filho  e decidiu  Abraão tivesse um filho com Hagar, serva de Sara. Foi assim que  nasceu um menino chamado Ismael. mas Deus insistiu que Ismael não era o cumprimento da promessa. O Senhor garantiu que a própria Sara teria um filho, mas já havia passado muitos anos! Abraão olhava para os seus braços enrugados pela idade. Sua barba já estava branca. Era cada vez mais difícil acreditar no que Deus prometia.

Um dia Abraão estava novamente pensando nas promessas de Deus, chegaram três homens estranhos.  Abraão os recebeu com muita atenção e preparou uma grande refeição. Abraão percebeu que eles eram homens especiais, provavelmente enviados por Deus para trazer uma mensagem. Quando terminaram de comer, eles disseram a Abraão.

-Abraham, daqui a um ano, Deus cumprirá a sua promessa. Sara terá um filho.

Sara estava ouvindo dentro da tenda e quando ouviu aquelas palavras não pode deixar de rir. Nesta idade terei um filho?

O enviado percebeu que  Sarah tinha rido. O Anjo reafirmou:

Existe alguma coisa impossível para o Senhor? No próximo ano vou visita-los e Sara terá um filho.

Abraão e Sara sabiam que a promessa parecia impossível, mas ainda assim preferiram acreditar em Deus e abandonar as dúvidas e preocupações. Depois de alguns meses, Sara ficou grávida! Deus tinha sido fiel! Ele manteve a sua promessa! A alegria e felicidade inundou a vida de Abraão e Sara. E todos começaram os preparativos para a chegada do bebê tão esperado.

Depois de meses chegou o grande dia. E assim como Deus havia prometido muitas vezes, e como havia confirmado por três anjos, a criança nasceu.

Lhe deram o nome  “Isaac”, que significa RISA. Um nome muito apropriado, porque a criança trouxe alegria para a família.

Abraão amava ter seu precioso filho em seus braços. Ele olhava para seus belos olhos, os braços e as perninhas tão fortes. Seus olhos se encheram de lágrimas de alegria e gratidão ao grande Deus de amor que tinha guiado a vida deles por tantos anos. Tantas vezes que eles tinham ficado  preocupados pensando que Deus tinha esquecido deles, mas agora podiam ver a Sua mão forte.

Obrigado meu Deus-  disse Abraão com profunda emoção.

O Senhor é fiel e podemos sempre confiar nas suas promessas.

TEMPO PARA CONVERSAR:

  • Tem alguma coisa que preocupa você? (Permitir respostas)

  • O que você faz quando está preocupado e triste? (Permitir respostas)

Vamos ler o que diz Filipenses 4: 6″.  Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

  • O que diz o texto que devemos fazer com as preocupações e com as ansiedades? (Permitir respostas)

TEMPO PARA ORAR:

Vamos reservar um tempo para orar por todas as razões e as coisas que nos preocupam. Gostaria de orar por todas as crianças que estão preocupadas e tristes. Vamos orar por elas e colocar essas preocupações em Deus e pedir paz.

ATIVIDADE

Pinte Abraão e Sara. Recorte Isaac  e cole nos braços de seus pais.

Pra. Gabriela Pache de Fiúza
LIÇAO 6 A ATIVIDADE

liçao 6 atividade b

QUEBRA-GELO LIÇAO 6

de http://sementinhakids.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário