quinta-feira, 5 de maio de 2016

* "HERÓIS DA FÉ: DEUS PROVA A FÉ DE ABRAÃO"

Sementinha Kids

Ministério Boa Semente – Igreja em Células

Série de Estudos: Heróis da Fé

LIÇÃO 7: HERÓIS DA FÉ: DEUS PROVA A FÉ DE ABRAÃO

PRINCIPIO ESPIRITUAL: Devemos dar o primeiro lugar ao Senhor em nossa vida e devemos obedecer-lhe, mesmo quando ele peça para fazermos algo difícil, que nos cause dor e desconforto.

BASE BÍBLICA: Gênesis 22: 1-18 – Hebreus 11: 17-19

TEXTO PARA DECORAR:

 “Busquem, 

pois,

 em primeiro lugar o Reino de Deus

 e a sua justiça,

 e todas essas coisas 

lhes serão acrescentadas” 

Mateus 6:33

QUEBRA-GELO:

Na aula de hoje, as crianças aprenderão  que às vezes Deus pede para que façamos alguma coisa que parece difícil ou mesmo impossível de fazer. No entanto, ele abençoa muito nossa obediência. Pergunte qual é o seu brinquedo favorito e se eles estariam dispostos a dá-lo de presente a outra criança ou pelo menos emprestá-lo por um tempo. Dialogue com eles, pergunte o que sentiriam se tivessem que dar o emprestar um brinquedo ou algo que é especial para eles. Você sentiria temor? Insegurança? Raiva? Tristeza? Alegria? Converse com eles e ajude-os a compreender que é normal sentir essas coisas; mas, devemos pedir a Deus para nos ajudar a viver essas situações com calma e paciência.

HORA DA PALAVRA (procure imagens desta passagem bíblica para ensinar esta lição)

Isaac cresceu sendo o tesouro mais precioso de Abraão. Abraão e Sara o amavam com todo o coração. Mas um dia aconteceu uma coisa incrível, Deus falou novamente com Abraão, Ele resolveu testar a fé de Abraão. Ele disse: Eu quero que você leve o seu filho Isaac, seu filho amado e quero que você o ofereça para mim em sacrifício.

-O que?????!!! Pensou Abraão. -O filho que o Senhor me prometeu que daria agora quer tirá-lo de mim? É a coisa mais inesperada e dolorosa para mim!

O que vocês acham que Abraão fez?

Abraão não fez perguntas, ele não duvidou da bondade de Deus.  Abraão manteve a confiança em Deus e fez tudo o que o Senhor lhe pediu.

Embora o pedido do Senhor parecesse contrário à promessa feita por Deus de ter muitos descendentes, e ainda que estivesse com o seu coração quebrado, Abraão manteve a decisão de obedecer a Deus.

Abraão sabia que devia obedecer e confiava em que Deus estaria no controle de todas as coisas.

A Bíblia diz em Hebreus 11:19 que Abraão tinha tanta fé no Senhor e em suas promessas que acreditava que, no caso de que o seu filho morresse,  Deus o ressuscitaria!!!  Abraão não deixou de fé mesmo nessa situação tão extrema e difícil!

Em seguida, começaram os preparativos para a viagem porque o lugar onde devia  sacrificar  Isaac estava distante. Ele reuniu lenha, pegou a faca, todo mundo preparou tudo para oferecer o sacrifício. Ele levou seu único filho amado, Isaac, e dois servos que o ajudaram.

Pode imaginar como foi a viagem até a montanha onde Abraão estava prestes a sacrificar Isaac?

Abraão estava triste. Isaac ficou surpreso, porque seu pai lhe disse que eles estavam indo para oferecer um sacrifício, mas não levavam nenhum carneiro ou cordeiro para o sacrifício. Eles carregavam a madeira e a faca, mas faltava o animal.

Então Isaac perguntou ao seu pai:

-“As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?”?

Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhada juntos.

O que aconteceu quando chegaram ao topo da montanha?

Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.  Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.

 Mas nesse exato momento o Anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão!”

“Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.”

Imagine a surpresa de Abraão e Isaac. E o alívio e alegria que tiveram! Deus testou Abraão e foi aprovado. Ele mostrou que Deus era o mais importante em sua vida, ainda mais importante do que o seu próprio filho.

Deus estava contente com Abraão.

E o que aconteceu depois?

Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. O tomou, e o sacrificou como holocausto em lugar de seu filho. Era o animal sacrificial.

Vocês lembram, que minutos antes, Abraão tinha dito para Isaque: Deus proverá para o sacrifício. E assim foi. Abraão matou o carneiro e o ofereceu em sacrifício a Deus.

CONCLUSÃO: É realmente fantástico ver como Deus cumpre cada uma das suas

promessas. Ele cumpriu a promessa de dar um filho à Abraão e Sara. Deus também quer cumprir as suas promessas em nossas vidas.

Mas, o que nós devemos fazer?  Devemos obedecer, confiar e esperar. Hoje aprendemos um  grande exemplo de obediência e amor a Deus. Isso deve encorajar-nos a seguir o exemplo de

obediência e fé de Abraão. Quer ser abençoado? Comece obedecer ao Senhor, então você

 verá cada uma de suas promessas ser cumpridas em sua vida.

TEMPO PARA CONVERSAR

Deus entregou um cordeiro para morrer no lugar de Isaac. O cordeiro representa o presente de Deus à Abraão e Sara. Jesus também é um presente de Deus para nós, pois através de Sua morte na cruz, nós somos salvos.

Jesus é o cordeiro que morreu como um sacrifício por amor a nós.

  • Descreva todas as coisas que você ama tanto e que você teria dificuldade de dar ou emprestar.

  • Tem alguma coisa que o Senhor pede pra você mudar e está custando muito obedecer? O quê?

  • Há algo ou alguém que ocupa o primeiro lugar em sua vida? (Você poderá perceber porque em geral isso é mais importante e você dedica mais tempo a isso que a Deus) Por ex. parar de ler a Bíblia ou ir à célula para assistir TV ou jogar um joguinho.

  • Que decisão você deve tomar para que Jesus ocupe o primeiro lugar em sua vida?

ORAÇÃO. Oriente-os a dar graças ao Senhor por tudo o que possuem e que peçam ao Senhor para ajudá-los a confiar nele e obedecê-lo. Deus agirá em nosso favor porque Ele nos ama!

ATIVIDADE: Colocar o número de seqüência correta na história e colorir. Depois peça que algumas  crianças contem a história outra vez, guiados pelos seus desenhos

Pra Gabriela Pache de Fiúza

liçao 7 atividade
de http://sementinhakids.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário