sábado, 7 de maio de 2016

* "O que O Bom Samaritano nos Ensinou"

o-bom-samaritano

          Às vezes eu acho que nós nos desviamos muito fácil do propósito que Deus tem para a nossa vida.
          Ficamos tão preocupados em fazer algo para o Senhor através das atividades e nos esquecemos do verdadeiro motivo por trás de tudo. Vemos isso claramente na história que Jesus contou sobre o Bom Samaritano. Leia com atenção:
          “…Disse Jesus:
 “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, 
quando caiu nas mãos de assaltantes.
 Estes lhe tiraram as roupas, 
espancaram-no e se foram, 
deixando-o quase morto.
 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote.
 Quando viu o homem, 
passou pelo outro lado.
 E assim também um levita; 
quando chegou ao lugar e o viu, 
passou pelo outro lado. 
Mas um samaritano, 
estando de viagem, 
chegou onde se encontrava o homem e,
 quando o viu,
 teve piedade dele.
 Aproximou-se, 
enfaixou-lhe as feridas,
 derramando nelas vinho e óleo.
 Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, 
levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
 No dia seguinte,
 deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: 
‘Cuide dele.
 Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’. 
“Qual destes três você acha que foi o próximo
 do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”
 “Aquele que teve misericórdia dele”, 
respondeu o perito na lei.
 Jesus lhe disse:
 “Vá e faça o mesmo” 
(Lucas 10:30-37).
          Aquele homem foi assaltado e deixado à beira da estrada quase morto. É exatamente isso que o pecado faz conosco. Ele rouba o nosso caráter e a nossa confiança diante de Deus, nos deixando sem condições de nos levantar. Mas de repente, o homem desesperado por ajuda, viu dois líderes religiosos se aproximando… Eu fico imaginando a esperança que deve ter brotado em seu coração! Ele deve ter pensado: “Eu tenho certeza de que eles vão me ajudar, afinal, eles servem a Deus e pregam sobre o amor e bondade o tempo todo.”
          Mas, para a sua surpresa, aqueles religiosos atravessaram para o outro lado da estrada e nem deram atenção a ele. O mais provável é que talvez estivessem muito ocupados com seus compromissos ministeriais ou atrasados para ministrar em algum templo.
          Que tristeza! Infelizmente esta história ainda se repete em nossos dias… A religiosidade nos mantém tão ocupados em fazer as coisas para Deus, que deixamos à margem da vida a compaixão e a misericórdia. Queremos fazer tantas coisas, mas ficamos cegos e não damos atenção aos detalhes que surgem durante a nossa caminhada. Por isso precisamos voltar os nossos olhos para Aquele que nos chamou, pois os maiores milagres acontecem nos momentos em que menos esperamos. Quando somos surpreendidos por uma notícia que não esperávamos, ou interrompidos por pessoas que surgem em nosso dia-a-dia, nós podemos ser instrumentos de Deus para que um milagre aconteça!
          Agora vamos continuar a história: diante da frustração daquele homem ferido, aconteceu algo surpreendente. Um samaritano que passava por aquele local, viu o homem caído e se compadeceu dele. Ele não apenas tratou suas feridas e o levou para a hospedaria, mas também assumiu a sua dívida. Você faria isso por alguém? Mesmo se fosse um estranho?
          Nós sabemos que muitos não teriam essa disposição, mas Jesus fez isso e muito mais! Em Romanos 5:8 diz que “Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores“. Mesmo sem pecado algum, Cristo desceu ao nosso nível, foi na escuridão para nos resgatar e continua até hoje nos oferecendo cura e libertação. Ele é o nosso Bom Samaritano, e mesmo sem dever nada, pagou toda a dívida que nos condenava, para sermos livres e vivermos eternamente com Ele.
          Essa história do Bom Samaritano me lembra um pouco a parábola que Jesus contou em Lucas 15 sobre o Filho Pródigo. Perceba que, assim como aquele homem ajudou o caído, o Pai também se identificou com o filho que estava com a vida destruída. Ele assumiu a sua vergonha, para que seu filho (pecador arrependido), pudesse voltar para casa. Será que aquele filho merecia? Com certeza não! Mas não podemos esquecer que nós também não merecíamos o amor e o perdão de Deus!
          Eu não sei como está a sua vida hoje… Talvez você entrou em um caminho de pecado mesmo sabendo que era errado e agora está perdendo tudo o que você tinha. Você se desviou por escolha própria e não tem mais forças para voltar. Por isso quero lembrá-lo de que o Rei dos Reis, Jesus Cristo, não está com você apenas quando tudo vai bem, mas também quando você está na pior. Ele te espera de braços abertos, pronto para perdoar os seus pecados, restaurar a sua vida e curar todas as suas feridas!
Aproximem-se de Deus,
 e ele se aproximará de vocês!
 Pecadores,
 limpem as mãos, 
e vocês,
 que têm a mente dividida,
 purifiquem o coração. 
Entristeçam-se,
 lamentem e chorem. 
Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. 
Humilhem-se diante do Senhor,
 e ele os exaltará” 
(Tiago 4:8-10).
de http://toqueemcristo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário