quarta-feira, 27 de julho de 2016

* "As primeiras coisas"





"E assim Deus criou..."

"No princípio, 
criou Deus..."
Gênesis 1: 1

          "Simplesmente ao falar, Deus trouxe todas as coisas à existência (Salmo 33: 6 a 9; 148: 5; Hebreus 11: 3. A primeira palavra criadora de Deus fez nascer luz em meios às trevas primitivas. A luz é necessária para tornar visíveis as obras criadoras de Deus e para possibilitar a vida. No Antigo Testamento, também simboliza a vida e a benção (II Samuel 22: 29; Jó 3: 20; 30: 26; 33: 30; Salmo 49: 19; 56: 13; 97: 11; 112: 4; Isaías 58: 8 a 10; 59: 9; 60: 1 a 3). Paulo emprega a palavra para ilustrar a obra de Deus em recriar os corações que haviam sido obscurecidos pelo pecado (II Coríntios 4: 6)." (Bíblia de Estudo NVI - p.6)




"Cuidar do que Deus criou"

"No princípio, 
criou Deus..."
Gênesis 1: 1

          "O descanso de Deus, no sétimo dia, compreende a sessação do trabalho criador e a satisfação em face do que tinha sido realizado. Trata-se de um dia separado (consagrado) para um propósito especial, incluindo o repouso físico e o reconhecimento da bondade divina..." ( Bíblia Vida Nova, p.8.)






"Deus criou o homem e a mulher"

"No princípio, 
criou Deus os céus e a terra."
Gênesis 1: 1

          "O corpo do homem foi formado de pequenas partículas do solo (as palavras hebraicas para "homem" e "solo" são semelhantes, cf I Coríntios 15: 57)
mas sua vida proveio do sopro de Deus. Alma vivente. I.e.,  um ser vivente. A frase também é usada também em relação aos animais (Gênesis 1: 21 a 24). O homem se distingue dos animais por ter sido criado à imagem de Deus." (Comentários da Bíblia Anotada, p.9.)




"Somos importantes"

"No princípio, 
criou Deus os céus e a terra."
Gênesis 1: 1

           "O homem foi criado à imagem de Deus, o que "significa ser dotado das faculdades de raciocinar, de expressar emoções e de agir voluntariamente. Particularmente, indica a capacidade que o homem tem de manter íntima comunhão com o seu Criador. Duas palavras são usadas no original hebraico para expressar a atividade criativa de Deus: bara - 'criar do nada' - Gênesis 1: 21 a 27 ( o universo, a vida e a alma ) e asah, usualmente traduzido por 'fazer'. Parece haver alguma significação especial no emprego de 'criar' com referência a criação do mundo e ao homem dotado de natureza espiritual." (Comentário da Bíblia Vida Nova, p. 8.) 1 





"O pecado estragou tudo"

"Pois todos pecaram..."
Romanos 3: 23

           "O pecado do primeiro casal foi mais do que comer simplesmente um fruto proibido; inclui desobedecer à palavra revelada de Deus, crer na mentira de Satanás, e colocar suas vontades acima da vontade de Deus. O pecado, com suas terríveis consequências, entrara na raça humana e no mundo em geral." (Comentário da Bíblia Anotada, p.11.)



"Dizer "não" ao pecado"

"Pois todos pecaram..."
Romanos 3: 23




"As primeiras crianças"

"Pois todos pecaram
e carecem da glória de Deus."
Romanos 3: 23

           "O prazer de Deus em 'Abel e sua oferta' e o desprazer em face da oferta de Caim parecem encontrar explicação nos respectivos caracteres dos ofertantes (I João 3: 12; Hebreus 11: 4), e, possivelmente nos tipos de oferta (de sangue de animal limpo por um lado, e de produtos da terra pelo outro lado, Hebreus 9: 22)." (Comentários da Bíblia Vida Nova,p. 10.)


"Amando a família"

"Pois todos pecaram
e carecem da glória de Deus."
Romanos 3: 23

          "O primeiro assassinato foi especialmente monstruoso por ter sido cometido com dolo deliberado ("Vamos para o campo...") contra alguém que, além de irmão (cf. v.9 a 11; I João 3: 12), era bom (Mateus 23: 35; Hebreus 11: 4) - exemplo notável das pavorosas consequências da queda." (Comentário da Bíblia de Estudo - NVI, p. 12.)






"O homem que andou com Deus"

"Tudo o que falou o Senhor
faremos..."
Êxodo 24: 7

          Quando Metusalém tinha 187 anos, seu filho Lameque nascer. Quando Metusalém tinha 369 anos e seu filho Lameque tinha 182, nasceu Noé, filho de Lameque.

"Ser amigo de Deus"

"Tudo o que falou o Senhor
faremos..."
Êxodo 24: 7

          "Apenas dois homens são descritos nas escrituras nestes termos ("andou com Deus"). Esta frase sugere comunhão em vários aspectos, nos quais a Bíblia insiste muito: "Anda na minha presença." (Gênesis 17: 1) implicando sinceridade; "Andareis após o Senhor, vosso Deus." (Deuteronômio 13: 4), e que implica obediência; "andai nele" (Colossenses 2: 6), o que implica união com ele: andar com Deus atribui uma grande importância à comunhão... Enoque, como Elias mais tarde ( II Reis 2: 11 ), foi transformado de modo a desfrutar a existência celestial sem passar pela morte." (Comentário da Bíblia Vida Nova, p. 11)

"Que tempestade" 

"Tudo o que falou o Senhor
faremos e obedeceremos."
Êxodo 24: 7

          "A vida consagrada de Noé formava um contraste poderoso com a vida ímpia dos de sua época (cf. v. 5). Essa descrição de Noé não faz pressupor perfeição impecável". (Conforme Bíblia de Estudo NVI, p. 16.) 
          A arca tinha aproximadamente "137 metros de comprimento, 23 metros de largura e 14 metros de altura... Estima-se hoje em 17.600 o número de espécies animais existentes, o que torna 45.000 uma aproximação provável do número de animais que Noé abrigou na arca." (Comentário da Bíblia Anotada, p. 15.)
          Noé e sua família permaneceram na arca 371 dias (53 semanas)." (Conforme comentário da Bíblia Anotada, p. 17.) 


"Obedecer sempre"

"Tudo o que falou o Senhor
faremos e obedeceremos."
Êxodo 24: 7

          O arco-íris foi "provavelmente um fenômeno novo, devido às mudanças nas formações de nuvens e nas condições atmosféricas em geral depois do dilúvio. O arco-íris serve como um sinal da aliança feita por Deus com Noé, um compromisso de nunca mais enviar contra a humanidade um dilúvio universalmente destrutivo." (Comentário da Bíblia Anotada, p. 18.)




"Que confusão"

"Bem aventurados os humildes..."
Mateus 5: 3

          "Uma cidade e uma torre foram construídas para evitar que a população se espalhasse pela Terra, em direto desafio à ordem de Deus (Gênesis 9:1). Essa torre, ao contrário dos zigurates, que eram construídos com propósitos religiosos de adoração, serviu como um ponto de reunião e como um símbolo da fama e grandeza daquela civilização." (Comentário da Bíblia Anotada, p. 20.)
          "Babel: este nome está ligado por um jogo de palavras  a um verbo hebraico que significa "confundir", embora os babilônicos preferissem usar o nome com o sentido que lhes era mais aceitável, "portão de Deus". (Comentário da Bíblia Anotada, p. 20.)



"Seja humilde"

"Bem aventurados os humildes...,
porque deles é o reino dos céus."
Mateus 5: 3

          "Se toda a espécie humana permanecesse unida na tentativa orgulhosa de cuidar do próprio destino e, por esforços antropocêntricos, assumisse o controle da história, não haveria limites para a rebelião irrefreada contra Deus. O reino do homem deslocaria e excluiria o reino de Deus." (Comentário da Bíblia de Estudo NVI, p. 24.)


"As primeiras coisas"

"Tudo o que falou o Senhor
faremos e obedeceremos..."
Êxodo 24: 7

Livro de Atividades


















Visuais







































Anexo









Cânticos e Partituras









Livro do Aluno

































de  Editora Cristã Evangélica


Nenhum comentário:

Postar um comentário