quinta-feira, 20 de outubro de 2016

* "O Líder e a Integridade "

 2 - Um perfeito relacionamento comigo mesmo e com os outros

Resultado de imagem para o líder e a integridade

1- O que Deus planejou quando nos criou?
a. Uma pessoa perfeita feita a Sua imagem:
- Deus mesmo criou o homem e a mulher à sua própria imagem (Gn 1.27; 2.7);     
- Quando ele terminou o seu trabalho de criação ele disse: “muito bom”! (Gn 1.31);
Foi Deus quem nos teceu no ventre de nossa mãe (Sl 139.13-18).
Todos nós temos talentos e dons dados por Deus.
Nós somos perfeitos quando nós aceitamos, com gratidão, a maneira como Deus nos fez!

b. Uma pessoa única, mas igual a outros:
- Homem e mulher são diferentes e únicos, mas os dois foram feitos à imagem de Deus (Gn 1.27);
- Por fora somos feminino e masculino; rico e pobre; tenetehara e karaiw, mas por dentro somos todos seres humanos criados por Deus;

c. Uma pessoa que fosse parte de outra pessoa:
- Quando Deus criou a mulher Ele não pegou um outro pedaço de barro, mas sim pegou uma costela do homem (Gn 2.18-25) ;
- Deus queria que o ser humano fosse parte um do outro;    
“O casamento é um exemplo de uma completa parceria de homem e mulher que não pode ser quebrada sem sofrimento para os dois”. (Gn2.24)

Revisão - 1- O que Deus planejou quando nos criou?
- Uma pessoa...
a. Perfeita feita a Sua imagem;
b. Única, mas igual a outros;
c. Que fosse parte de outra pessoa;

2. O que quebrou os planos de Deus?
a. A falta de sinceridade (Gn 2.25; 3.7-10):
- Quando eles pecaram, eles ficaram envergonhados e começaram a se esconder atrás de “mascaras” e “árvores”.           
- A vergonha do pecado nos leva a esconder atrás de aparências. Fingimos ser aquilo que não somos.
- Eles não eram mais sinceros com eles mesmos, nem com os outros, e nem com Deus.

b. A mania de culpar os outros (Gn 3.9-13):
- Nem Adão e nem Eva confessaram para Deus o seu pecado de DESOBEDIÊNCIA;
- Nós queremos sempre ter a razão e sempre encontramos uma explicação para o nosso erro; Mas se...

Revisão – 2 - O que quebrou os planos de Deus?
O pecado...
a. Da falta de sinceridade (Gn 2.25; 3.7-10);
b. Da mania de culpar os outros (Gn 3.9-13).

3- Como recuperar o plano de Deus para nós? – Perdão
a. Através do derramamento de sangue inocente (Gn 3.21):
- Este foi a primeira morte de um animal inocente para perdoar o pecado de alguém;
- Ali Deus também fala que um dia Jesus iria morrer pelo pecado de todos (Gn 3.15).
- Só o derramamento do sangue do Cordeiro de Deus (Jesus) que dá perdão e devolve para nós um relacionamentos perfeito conosco e com os outros (Ef 1.7-10; 2.13-22; Cl 1.19-23).

b. Através de minha aceitação e valorização:
- É muito difícil você amar aos outros sem você amar a você mesmo;
- Nós devemos amar aos outros como a nós mesmos (Mc 12.31);
Uma pessoa que é machucada geralmente machuca outros.

c. Através do perdão (Cl 2.13-15; 3.12-14):
- A recuperação do plano de Deus para nós só é possível através do perdão – perdoando a nós e aos outros – de decisões passadas erradas e de pecados.
- Não perdoar somente se for perdoado, Mas perdoar 70 X 7! (Jo 13.34)

REVISÃO - 3- Como recuperar o plano de Deus para nós? – PERDÃO
a. Através do derramamento de sangue inocente (Gn 3.21);
b. Através de minha aceitação e valorização;
c. Através do perdão (Cl 2.13-15; 3.12-14);

4- Exemplo de um perfeito relacionamento comigo mesmo e com os outros: José (Gn 37-50)
a. Estava disposto a perdoar a si mesmo;
b. Perdoou a todos que foram injustos com ele;
c. Ele confiou e obedeceu a Deus durante todo o tempo;
d. Experimentou um perfeito relacionamento com Deus, com ele mesmo e com os outros.

- Somente DEUS poderia ter feito este milagre, mas José tinha permitido que isto acontecesse através do espírito de perdão!
DEUS = JOSÉ = FAMÍLIA = MUNDO

- Como vai o meu relacionamento comigo e com os outros? 
Responda V ou F
-          Eu já reclamei de minha aparência ou talentos e dons.
-          Eu já rejeitei alguém por causa da cor, da aparência ou outra coisa qualquer.
-          Eu prefiro viver sozinha do que ter muitos amigos.
-          Eu mudo o meu jeito de ser de acordo com o lugar que estou.
-          Eu culpo outros para não assumir toda a minha culpa ou erro.
-          Eu já machuquei outros porque estava machucado.
-          Eu não perdôo todas as coisas que fazem comigo.
-          Eu já paguei o mal com o mal porque não consegui perdoar.

- Se a resposta de pelo menos uma destas frases foi VERDADEIRO meus relacionamentos estão QUEBRADOS.
DEUS = EU = JOSÉ = FAMÍLIA = MUNDO

Um perfeito relacionamento comigo e com os outros
Eu não vou conseguir evangelizar como Deus quer se eu tiver um relacionamento perfeito comigo e com os outros.


Dr. Marlene Enns - Tradução: Carmen Lobão
de http://carmenlobao2.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário