terça-feira, 15 de agosto de 2017

"O APÓSTOLO ANDRÉ"



“André,
 irmão de Simão Pedro, 
era um dos dois que ouviram João falar,
 e que seguiram a Jesus.” 
João 1:40

          Seu nome deriva do grego AndreaV, Andreas, e, em última análise, de anhr,anér, ou “homem, varão, varonil, vencedor”. Originalmente discípulo de João Batista (João 1:35), através do testemunho deste a respeito de Jesus, em que afirmava ser Ele o “Cordeiro de Deus” (João 1:36), foi conduzido ao Mestre, que passou a seguir.
          André não se demora a levar as pessoas a Cristo, e a primeira coisa que fez após passar o dia com Jesus, foi informar a seu irmão Pedro sobre este encontro, dizendo: “Achamos o Messias”. André convence a seu irmão do aspecto messiânico de Jesus. Simão Pedro tem então um encontro com Cristo.
          Natural de Betsaida (gr. Bhqsaida, Bethsaidá, do heb. Casa de Pesca; João 1:44), cidade à beira do Tiberíades, era conterrâneo de Filipe (João 1:44), filho de João (João 1:42) e tinha por ofício a pesca. Parece ter sido o primeiro apóstolo a ser chamado por Jesus.
          Fora vocacionado juntamente com seu irmão, quando, às margens do mar da Galileia, “…lançavam redes ao mar, pois eram pescadores” (Marcos 1:16). Assim Jesus os convida a serem pescadores de homens.
          Comissionou-o posteriormente ao apostolado (Mateus 10:2). Outro incidente que faz seu nome ser relatado é o da multiplicação dos pães (João 6:1-15). Ali André leva mais um a Cristo. Desta vez um rapaz, que com seus cinco pães de cevada pequenos e dois peixinhos, parecia ser uma esperança para André. Felipe se esbarrou em sua intransponibilidade pragmática e frieza calculista, não podendo oferecer mais do que um empecilho à fé indispensável para a operação daquela maravilha.
          André apresenta o que tinha à mão, embora não visse a resolução do impasse. Mas, ao levar aquilo que tinha, proporcionou ao Mestre uma das maravilhosas demonstrações de seu poder e amor. André reconhece o valor de um menino que dá o seu pequeno lanche ao Senhor e sabe que se levá-lo ao Mestre, algo acontecerá. E foi conforme sua fé.


“Que será pra tanta gente

um menino, peixe e pão?!”
Para André, suficiente:
viu em Cristo a solução.

Guilherme Kerr Neto


          Ainda o veremos resolvendo mais um impasse. Uns gregos, que vieram adorar no dia da festa, desejavam ver o Mestre e aproximaram de Filipe. O prático apóstolo Filipe, não sabendo como conduzir a situação, leva-os a André, que generosamente os leva ao encontro de Jesus. André mais uma vez leva almas ao encontro de Jesus Cristo. Primeiro, seu próprio irmão, depois o menino, agora são os gentios, levados com amor pelo “pescador de homens”.
          Segundo tradições conservadas por Eusébio e o apócrifo “Atos de André”, teria ele pregado em Bitínia, na Cízia, na Macedônia, e na Acaia, onde talvez tenha sido crucificado em Patrasso, por ordem do procônsul Eges, na cruz decussata, em forma de “X”, posteriormente chamada de cruz de Santo André.
          A última vez que vemos registrado o nome deste apóstolo na Bíblia (Atos 1:13) o encontramos perseverando “…em oração e súplicas…”, junto com os outros apóstolos e irmãos, no interior do cenáculo, aguardando o Pentecostes, onde seria cheio do Espírito para continuar a levar mais e mais almas ao encontro de Jesus.

de Universidade da Bíblia ®


Nenhum comentário:

Postar um comentário