quarta-feira, 23 de maio de 2018

"Jesus Chegou"


Que notícia maravilhosa!

"...Trago boa-nova de grande alegria...
hoje vos nasceu...
o Salvador..."
Lucas 2: 10 e 11

          É muito importante explorar os órgãos dos cinco sentidos (audição, visão, olfato, tato e paladar) no ensino, pois eles estimulam o aprendizado, prendendo a atenção dos alunos.
          "Aqui está o que se denomina Proto-evangelho, isto é, a primeira referência feita ao necessário Redentor, capaz de efetuar a purificação pelo pecado, bem como pagar a horrenda pena que este acarreta. Observe-se que o termo 'descendente' encontra-se no singular, portanto, uma referência clara feita a certa pessoa (Cristo) descendente de Eva, e não a toda a raça humana. (cf. Gálatas 3: 16)." (Bíblia Shedd, p. 5)




Você quer um presente?

"...Trago boa-nova de grande alegria...
hoje vos nasceu...
o Salvador..."
Lucas 2: 10 e 11

          Atividades práticas são o meio mais eficaz de a criança aprender e guardar os assuntos ensinados. É muito importante que ela participe ativamente de tudo o que é feito na sala de aula, Quando a criança ouve, vê, toca, experimenta, associa, compara, ela está adquirindo conhecimento que levará por toda a vida. Portanto, prepare a sua aula com dedicação, pois você está ensinando valores eternos da Palavra de Deus, valores que acompanharão as crianças que o Senhor colocou sob os seus cuidados, por toda a vida.








Que alegria conhecer a Jesus!

"...Trago boa-nova de grande alegria...
hoje vos nasceu...
o Salvador..."
Lucas 2: 10 e 11

          Como é difícil ter um tempo de adoração a Deus! Na maioria dos nossos cultos e reuniões, somente pedimos. Lembre-se de que o nosso Deus é digno de todo o louvor e adoração. Invista tempo, louvando e adorando a Deus, assim você poderá ensinar suas crianças a fazerem o mesmo.
          É comum ver, em figuras e teatros natalinos, os magos visitando Jesus ainda na estrebaria, na noite do seu nascimento. O texto bíblico, porém, mostra que a família de Jesus já estava morando em uma casa em Belém. Geralmente se fala em três magos porque eram três presentes, mas o texto  bíblico não relata nada sobre isso. Colocam também os magos como reis, mas na verdade eles eram sábios. 



Vou adorar a Jesus

"...Trago boa-nova de grande alegria...
hoje vos nasceu...
o Salvador..."
Lucas 2: 10 e 11

          "Os estudantes da Bíblia têm visto tais presentes como símbolos da identidade de Cristo e daquilo que Ele realizaria. Com ouro, presenteava-se o rei; o incenso era oferecido a Deus; e a mirra era uma especiaria usada para ungir o corpo a ser sepultado. Talvez essas dádivas tenham provido os recursos financeiros para a viagem de ida e volta ao Egito." (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, p. 1214.)  história,






Jesus cresceu

"Jesus ia crescendo...
e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele."
Lucas 2: 52  

          O versículo 52 de Lucas 2 "afirma a perfeita humanidade de Jesus. Crescia. Passou pelos estágios de desenvolvimento, sendo sempre perfeito para a Sua idade. Viveu numa família de vários filhos. É provável que José morreu quando Jesus ainda era moço, deixando sobre ele a responsabilidade de sustentar a família como carpinteiro (Marcos 6: 3)." (Bíblia Shedd, p. 1428.)
          "Jesus ressaltou seu dever diante do Pai celeste... Aos 12 anos de idade, tinha consciência de um relacionamento singular com Deus. Mas também era obediente aos pais terrenos." (Bíblia de Estudo NVI, p. 1727.)




Quero crescer como Jesus

"Jesus ia crescendo...
e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele."
Lucas 2: 52  

          "E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens." (Lucas 2: 52). Este versículo de Lucas nos conta a forma de como Jesus estava crescendo, enquanto buscava agradar ao Pai e a seus irmãos terrenos.  Ele também nos ensina como nossos filhos devem crescer. Pense nas crianças em sua vida... Deus pode usar você para ajudá-las a crescer até o seu máximo potencial - mentalmente, 'em sabedoria'; fisicamente, 'em estatura'; espiritualmente, 'em graça diante de Deus'; e socialmente, 'em graça diante dos homens', (Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, p. 1197.)          

   




Jesus agradou a Deus

"Este é o meu Filho querido,
que me dá muita alegria."Mateus 3: 17

          "João estava relutante em batizar Jesus por reconhecer que ele não necessitava de arrependimento. Para que se cumprisse 'toda a justiça', Jesus tinha que identificar-se com o seu povo, como o que levava os seus pecados ( II Coríntios 5: 21 )." (Bíblia de Estudo Genebra, p. 1104)
          "Quando Jesus se ergueu das águas batismais, o céu se abriu, o Espírito desceu sobre ele em forma de pomba, e uma voz clamou: "Este é o meu Filho...em quem me agrado." ( Mateus 3: 17 ). Essas palavras uniram dois trechos do Antigo Testamento. Primeiro, 'este é meu Filho' ecoa o Salmo 2: 7, em que Deus declarou que o rei davídico era seu filho. Segundo, 'em que me agrado' ecoa Isaías 42: 1, no qual Deus declarou seu prazer em seu servo. Assim Jesus foi declarado filho de Deus." (A Bíblia toda, o ano todo, John Stott, p.176.)



Quero agradar a Deus

"Este é o meu Filho querido,
que me dá muita alegria."Mateus 3: 17






O Grande Desafio

"Guardo no coração as tuas palavras,
para não pecar contra ti."
Salmo 119: 11

          "Tentação: atração para fazer o mal por esperança de obter prazer ou lucro. Pode vir do Tentador ( Gênesis 3 ) ou de dentro do ser humano ( Tiago 1: 14 e 15 ). Ninguém é tentado acima de suas forças ( I Coríntios 10: 13 ). Jesus foi tentado e venceu ( Mateus 4: 1 a 11 ), podendo, por isso, socorrer os que são tentados ( Hebreus 2: 18; 4: 15 ). Devemos vigiar e orar para não cedermos à tentação ( Mateus 6: 13; 26: 41 ). E também é nosso dever socorrer os que caem ( Gálatas 6: 1 ) ". (Dicionário da Bíblia Almeida. 2ª edição. Sistema de Biblioteca Digital Libronix, 2005. Versão Eletrônica.)   
          Não desanime se estiver vivendo momentos de lutas, lembre-se: as coisas ficam mais claras em lugares sombrios.




Vencerei com a Palavra de Deus

"Guardo no coração as tuas palavras,
para não pecar contra ti."
Salmo 119: 11

          "...Sabendo que, um dia, Jesus reinará sobre toda a criação, o diabo tentou fazer com que Ele antecipasse seu reinado. Se Jesus tivesse cedido, sua missão terrena - morrer por nossos pecados, para salvar-nos e dar-nos a oportunidade de ter a vida eterna - estaria perdida.
           Quando as tentações parecerem especialmente fortes ou quando você pensar que pode ponderar e ceder, considere a possibilidade de Satanás estar tentando bloquear os propósitos de Deus para a sua vida ou para a vida de outra pessoa." (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, p. 1219.)






Mariana


Gabriel


Tobias

Professor Especial e Doze Alunos

"Guardo no coração as tuas palavras,
para não pecar contra ti."
Salmo 119: 11

          "A lista com os nomes dos 12 discípulos não revela detalhes sobre a escolha de Jesus; provavelmente, porque não havia algo extraordinário para mencionar. Jesus escolheu pessoas que trabalhavam em várias atividades: pescadores, políticos, coletores de impostos. Convidou pessoas comuns, liderados e líderes, ricos e pobres, cultos e incultos.
          Atualmente, muitos pensam que somente certas pessoas estão preparadas para seguir a Cristo, mas essa não foi a concepção do próprio Mestre. Deus pode usar qualquer pessoa, por mais humilde que seja. Quando você sentir-se pequeno e inútil, lembre-se que Deus usa pessoas comuns para executar sua obra que é incomum, extraordinária." (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, p. 1237.)





Eu sigo a Jesus! E você?

"Guardo no coração as tuas palavras,
para não pecar contra ti."
Salmo 119: 11

          "Jesus convidou seus 12 discípulos. Ele não os recrutou, forçou ou implorou para que se oferecessem voluntariamente; mas os escolheu para servi-Lo de uma forma especial. Hoje, Jesus continua convidando-nos. Ele não nos toma pelo braço e nos obriga a fazer algo que não queremos. Podemos escolher entre juntar-nos a Ele ou ficar para trás. Quando Cristo o convida para segui-Lo, como você responde?" (Bíblia  de Estudo Aplicação Pessoal, p. 1237.) 










Jesus cura

"...todos os que tinham amigos enfermos...
os levaram a Jesus.
Ele...
os curou."
Lucas 4: 40

          "Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis." (João 4: 48). O que Jesus disse neste versículo não é na verdade dirigido ao homem, desde que a palavra virdes está no plural. Em contraste com os samaritanos que creram sem a intervenção de sinais, Jesus estava dizendo que os galileus não creriam a não ser que vissem sinais e prodígios, e este homem era galileu." (Comentário Bíblico - O   Evangelho Segundo João, Ed. Vida Cristã, p. 82. )








Você está doente? Quero ajudar

"...todos os que tinham amigos enfermos...
os levaram a Jesus.
Ele...
os curou."
Lucas 4: 40





Jesus chegou!

"...Trago boa-nova de grande alegria...
hoje vos nasceu...
o Salvador..."
Lucas 2: 10 e 11





Cânticos e Partituras








Anexo

































Caderno Complementar


Visuais










































Livro de Atividades, Jogos e Cânticos 


















Revista do Aluno





































Nenhum comentário:

Postar um comentário